A Maldição das datas festivas.

Datas festivas, para muitos é isso mesmo: sinal de festa! Mas para algumas pessoas, esta é uma data que parece atrair uma espécie de agouro, sempre acontece algo ruim ou no mínimo desagradável para "estragar" o seu dia especial. Seria uma maldição?

Maldições parecem ter regularmente feito parte de antigas culturas, e podem ter sido uma maneira de afugentar inimigos e de explicar as aparentes injustiças do mundo. A crença em maldições pode tornar mais fácil explicar por que coisas ruins freqüentemente acontecem a boas pessoas: elas estão amaldiçoadas devido a algum mal que algum ancestral causou. Essas pessoas passam dias, semanas, meses até, esperando o "dia D"; pode ser uma data simples como o aniversário do animalzinho de estimação ou algo grandioso: o aniversário de namoro!

Sendo um dia especial, está pessoa já vai se preparando para o bem e também para o mal...e o que vem é uma má notícia, uma topada, um aparelho que estraga, um atrazo no recebimento, um mal entendido no atendimento.Porque os problemas aumentam justo neste dia? Porque as pessoas brigam mais? Os aparelhos eletronicos param de funcionar? Celulares que ficam mudos? Motores que engasgam? Filhos que se rebelam ou adoecem?

Sogro, sogra, vizinho, amigos, o chefe, o marido, a esposa, a empregada, a secretaria, o orçamento, o síndico, o gerente do banco, o gás que acaba, a folhagem que morre, um cd riscado, chove, o arroz queimado, um pneu furado....tudo colabora para que o seu dia especial vá para o brejo!

Tais coisas irritam e incomodam, essas pessoas acreditam que sendo o seu dia especial nada de ruim deva acontecer, tudo tem que ser perfeito e agradável, nada nem ninguém se atreverá a destruir esse dia...porém descobrem que nada nem ninguém sobrevive em torno do "seu" umbigo. Mas elas demoram um pouco para perceber isso, afinal quando fazem parte do dia especial de outras pessoas, procuram deixar para o dia seguinte qualquer contratempo que venha desorientá-los ou entristecê-los, procurando fazer daquele dia especial alheio, o melhor para a tal pessoa. Então porque ninguém se importa com o seu dia especial?

O que fazer então com os sonhos?Os planos? Os desejos?

Como contornar tudo isso e seguir adiante, sem se importar mais com o momento especial que era para estar vivendo? Difícil.

Algumas pessoas com o passar dos "dias especias fracassados", acabam adquirindo uma autoproteção emocional que chega a causar endurecimento do coração, tendo como efeitos colaterais: a ausência do sonho, do sorriso, do brilho do olhar, insônia constante e ombros arcados, com algumas lágrimas esporádicas e solitárias que teimam em escorrer por seus rostos tristes e opacos.

Datas especiais? Benção ou Maldição...quem precisa disso?