Eleições 94

Setenta e três milhões de eleitores em todo o País foram às urnas em 15 de novembro p.p., para a realização do segundo turno das eleições de 17 Estados e no Distrito Federal. No Rio de Janeiro e em algumas cidades do Pará, onde as eleições de deputados federal e estadual foram anuladas pelo TSE, devido a fraudes nas apurações, os eleitores, além de votarem nos candidatos ao governo, votaram novamente para deputados federal e estadual.

Em Goiás não houve surpresas, ou seja, o resultado das urnas confirmou as pesquisas. O candidato do PMDB Maguito Vilela é o futuro governador do Estado, eleito com mais de 50% dos votos válidos. Maguito convenceu os eleitores por sua simplicidade e promessas de ajudar a classe menos favorecida, que são os mais humildes, como a de distribuir leite às crianças até seis anos de idade. Maguito é filho de lavradores; teve uma infância pobre em Jataí, onde era engraxate. Maguito confiou em si mesmo através dos estudos e do trabalho. Em 1985 entrou para a política começando por vereador em sua cidade natal. Como político tem um currículo transparente, de boas ações. Maguito é um seguidor de Iris Rezende Machado, nossa maior expressão política. Maguito com certeza irá fazer um bom governo.

Nestas eleições há de ressaltar a força das mulheres, que sobressaíram; muitas foram eleitas no primeiro turno para os cargos de senador, deputado federal e estadual. Quatro ainda disputaram no segundo turno o governo em quatro Estados: Roseana Sarney, no Maranhão; Ângela Amim, em Santa Catarina; Lúcia Braga, na Paraíba, Lúcia Vânia, em Goiás. Lúcia Vânia foi a primeira mulher a disputar o governo em nosso Estado, e valorizou sobremaneira a vitória de Maguito Vilela com uma campanha justa e transparente. Pois é, as mulheres estão de parabéns.

(Texto publicado no jornal O Popular, seção Cartas dos Leitores, Goiânia, Goiás, 19-11-94)

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/11/2016
Código do texto: T5812047
Classificação de conteúdo: seguro