NÃO É QUE VOCÊ SEJA POBRE. . .

Não é que você seja pobre, é que você está gastando seu dinheiro nos lugares errados.

Não se assuste isto não é propaganda de uma nova loja ou do Black Friday que acontece este mês.

É apenas uma constatação que fiz esta semana após deixar meu sapato no sapateiro para lustrar.

Eu tenho um sapato e gosto muito dele, bem conservado, estava apenas sem brilho e bastante gasto no bico, provavelmente resultado das topadas que andei dando com ele.

Não está tão novo para sair desfilando por aí , mas nem tão velho para jogá-lo fora. Solução? Sapateiro nele.

Foi o que fiz. Encontrei um bem conceituado, ótimas referências. Levei.

Chegando à sapataria:

- Bom dia, gostaria de dar brilho neste sapato, será que é possível?

O rapaz olhou de um lado, virou , olhou por baixo, por dentro , pensou , pensou e deu o veredito:

- Dá sim, precisa de uma hidratada e uma boa encerada, vai ficar novo em folha.

Fiquei muito feliz com a notícia.

- E quanto vai custar o seu serviço? Perguntei. Sempre pergunto o preço antes.

Ele pensou um pouco, olhou mais uma vez o sapato, de um lado, por baixo, por dentro, fez as contas mentalmente e tascou:

- Vão custar 10 reais.

Primeiro pensamento que tive:

- Só isso?? Não falei, só pensei.

Se ele tivesse me cobrado 50 reais eu teria pago. Que serviço se faz hoje por 10 reais?

Naquele momento me senti o Donald Trump, o Eike Batista antes de falir, uma espécie de Bill Gates dos sapatos.

Saquei a carteira do bolso, tirei dez “pila” e paguei. A vista. Adiantado. Nem pedi desconto, me senti milionário, daqueles que compram um Ferrari zero e nem perguntam o preço.

Segunda situação:

Outro dia comprei uma calça e precisei fazer a bainha.

Encontrei uma costureira próxima a minha casa. Ela me mandou vestir a calça e se aproximou com a boca cheia de alfinetes. Marcou a altura da bainha em uma das pernas, a outra ela faria pela primeira, bastava encostar uma na outra, macetes do ofício.

Pediu para que eu voltasse na sexta-feira para buscar. Esqueci de perguntar quanto ela cobraria.

Na sexta eu estava lá, ela me cobrou cinco reais cada perna. Dez reais no total.

Era a apoteose da minha riqueza. Donald Trump mais uma vez em frente a um iate pagando a vista sem pestanejar, eu , e a senhora ao lado de sua máquina de costura, pagando com ostentação, um sorriso insolente disfarçado no canto da boca , muito mais de dez reais na carteira(eu esperava que fosse vinte). Não questionei, não pedi desconto.

Me senti o senhor dos mundos.

Então na verdade a riqueza, não está em quanto você ganha por mês ou quanto você tem guardado no banco, a riqueza está naquilo que você ambiciona.

É o tamanho dos teus desejos materiais que te fazem rico ou pobre. Quanto maiores eles forem mais pobre você será. O segredo é fazer com que eles caibam dentro da tua realidade.

Uma vez li no para choque de um caminhão a seguinte frase: Não tenho tudo que quero, mas amo tudo que tenho. Fiquei pensando, com certeza eram palavras de um homem rico. Satisfazia-se com o pouco que possuía, era feliz, não por muito ter, mas por amar o pouco que tinha.

Se os seus sonhos de consumo custam cinco ou dez reais certamente você será uma pessoa extremamente rica.

A felicidade é uma coisa simples, nos é que complicamos demais.

Quando você estiver deprimido, sem dinheiro, mande lustrar seus sapatos. Faz um bem danado.