Mensagens que edificam - 261

Quando os portugueses desembarcaram em Porto Seguro (Brasil), para além da bandeira lusitana também providenciaram uma cruz, símbolo da maior religião do planeta, o cristianismo. Com vertentes diferentes, mas todas de um mesmo tronco, na Terra de Santa Cruz foi rezada a primeira missa, e assim implantado o catolicismo romano. De lá para cá muita coisa mudou, e até complicou. Hoje o Brasil é o país onde mais existem os professos pentecostais, onde há mais denominações, enfim, o paraíso do protestantismo. Apesar de uma laicidade prevista em lei, confrontos entre os próprios evangélicos virou piada. Já nem se falam em rivalidade entre católicos e protestantes, pois o palco das disputas mais bizarras é o meio chamado evangélico. De princípio, a cruz foi transformada em arma de guerra e artefato de tortura, depois descobriram que ela poderia ser utilizada como ferramenta de sedução e contravenção religiosa. A cruz se transformou numa lucrativa máquina registradora, e nunca mais parou. Nesta situação são claramente identificados os ilusionistas e os iludidos, que fazem deste circo um espetáculo de péssimo gosto. Se invencionice já é algo degradante, pense numa invenção que causa uma cegueira tão brutal a ponto de fabricar defensores ferrenhos, que fazem desta cruz seu amuleto intocável. Roubem até a roupa do corpo, mas não toquem na fé do beato que sofre de uma catarata bem maior do que a do Iguaçu. Não haveria melhor lugar para fazer prosperar o retrocesso da racionalidade e a proliferação da alienação. Eu nunca disse que vim do macaco, mas o que mais vejo nesse meio é palhaçada. Eu também nunca admiti que sou evolução de um girino, mas nesta balbúrdia o que mais se vê é gente atolada no brejo. Eu jamais escrevi ou falei que tudo começou de uma grande explosão, mas o som que se houve desse movimento é uma baita confusão. Eu também nunca disse que deus não existe, pelo contrário, existem deuses até demais. A única ressalva é... Qual é o verdadeiro deus? Enquanto isso na sala da justiça, Batman e Superman se ardem de ciúmes.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 11/11/2016
Código do texto: T5819821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.