O Coração Social
 
Cidade.
Urbes.
Pólis.
Dá-lhes o nome que for ao aglomerado humano que produz seu espaço geográfico segundo seus interesses. E este suas justificativas: política, cultura, história. Cria-se a sua identidade.
 
Nos bancos escolares, quando importávamos cultura imperialista – quero acreditar que isto está ficando para trás – nos ensinaram a ver Paris como a Cidade Luz. Fizeram-nos ver a Paris dos cartões postais, dos livros, da História Positivista, dos discursos de glamorizações... Quando, então, deparei-me com Paris despida. A Paris de Balzac na obra “História dos Treze”. A Paris entre duas guerras mundiais em “Meia Noite em Paris” de Woody Allen. E a Paris apagada no filme “Paris” de Cedric Klapisch.
 
O filme dirige o olhar do espectador para além daquilo que o turista quer ver. A Paris Humana. Não a cidade perpetuada pelos museus, pela sua História, pelos seus cartões, mas a cidade socialmente doente.
 
Klapich começa a nos guiar por esta cidade usando uma metáfora. O protagonista está sofrendo do coração e se não transplantá-lo irá morrer. Paris está com o coração doente. Suas pessoas vivem do luxo, das aparências, dos relacionamentos futeis e da marginalização do quê ou de quem não for parisiense.
 
A História está fossilizada nas pessoas que a recontam: professores, documentaristas, museólogos.
A Sociedade precisa repensar o social e sua afetividade porque seu coração dado aos abusos está mal. Perdeu-se o humano como o protagonista daquele filme. Ele vive solitário, cardiopata e com pouco dinheiro – o que lhe resta apenas – em seu apartamento. Há esperança nos laços familiares e na cirurgia do transplante.
As cidades de todo lugar e as pessoas é um tanto da  Paris do filme e daquele infeliz personagem vivido por Romain Duris que contracena com Juliette Binoche.
 
Leonardo Lisbôa
Barbacena, 27/08/2016

   
 
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 11/11/2016
Código do texto: T5820593
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.