MEU ETERNO VÍCIO

_______________________________

 

Eu tinha dez anos quando meus pais, achando que eu precisava de uma melhor estrutura educacional, matricularam-me no internato do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. Nos anos que lá passei, dentre os costumes diários que nos víamos obrigados a adquirir, estava o de ler os quadros de avisos ou, como queiram, murais. Havia um em cada canto que íamos. Na entrada do dormitório, do refeitório, do banheiro coletivo, da igreja, etc.

Era imprescindível a leitura, pois a cada dia, novos avisos eram fixados e não cumprir as normas do dia e seus horários acarretava castigos. Portanto, não havia um dia sequer que deixávamos de percorrer-los, como em via sacra, para lê-los e confirmarmos que, em nada, estávamos sendo punidos; além da maçante tarefa de anotarmos as novas tarefas e seus horários.

Não teve jeito, fiquei viciado em ler quadros de avisos, ou murais e, “ainda por cima”, de anotar os textos mais bizarros e esquisitos neles fixados. Com o tempo, estendi o vício para a literatura; comecei a anotar palavras e frases interessantes, pensamentos brilhantes, fragmentos de texto; enfim, tudo o que lia e achava digno de notação.

Mantenho esse inofensivo vício até o dia de hoje. Não é preciso nem dizer a quantidade do que já “juntei” nos meus cadernos e mais modernamente em CDs. A internet não só “botou mais lenha nessa fogueira”, como também facilitou o prazer.

De toda minha coleção, tenho especial gosto, pelos que colhi em murais de igreja, paróquias e templos, e outros que foram colhidos por sites e que não tive dúvida nenhuma em pinçá-los. Quase todos são casos de ambigüidade que nos levam ao riso solto.

De súbito, me veio à idéia de compartilhá-los com vocês e, para tanto, selecionei os mais pitorescos, que lhes repasso:

Irmãos e irmãs vocês reclamam que está muito calor para ficar dentro de uma igreja, não é? Mas e no inferno?

Sexta-feira às 08h30min, "Desencapetamento Total". Orações fortes contra macumba, bruxaria, feitiçaria e saravá.

Venha receber o banho do alívio com arruda e alecrim e seja liberto de todo o mal.

Neste domingo, após a missa das sete, no salão da igreja, os meninos do Oratório farão a representação da peça "O Inferno na Terra".  A comunidade está convidada a tomar parte nesta tragédia teatral.

Não deixe a preocupação acabar com você. Deixe que a igreja ajude.

Prezadas senhoras, não esqueçam a próxima venda beneficente. É uma boa ocasião para se livrar das coisas inúteis que há na sua casa. Tragam os seus maridos!

O assunto da catequese de hoje será: "Jesus caminha sobre as águas". O de amanhã: “Em busca de Jesus.”

Os irmãos e irmãs que não sabem ler devem devolver os boletins da igreja no final do culto, assim que já tiverem usado.

Terça à noite terá o "Sopão dos Pobres", depois orações e medicação.

[...] lembre-se de todos os que estão tristes e cansados de nossa igreja e de nossa comunidade.

Para todos aqueles que têm filhos e não sabem, nós temos uma creche no segundo andar.

Toda a paróquia agradece a nosso coro da terceira idade que vai ser suspenso durante o inverno.

No próximo sábado, teremos, no salão de igreja, sorvetada. As irmãs que forem doar leite cheguem mais cedo.

A todos os irmãos que doaram alimentos à família da irmã Lurdes a igreja agradece, ela morreu em paz.

Finalizaremos o mês de novembro com uma missa cantada pelos mortos da paróquia. 

  Para mim, estas duas últimas, são as campeãs deste torneio de ambigüidades:

[...] sendo este o domingo de Páscoa, pediremos a senhora Jandira que ponha um ovo no altar.

Quinta-feira às 05h00min haverá reunião do Clube das Jovens Mamães. Todas aquelas que quiserem se tornar uma Jovem Mamãe deve contatar o Padre Calvacante em seu escritório.

A melhor maneira de evitarmos essas ambigüidades é criando o hábito de revermos nossos próprios textos várias vezes (e mesmo assim, ainda acaba passando alguma coisa), procurando sempre assumir a perspectiva do leitor, de forma a evitar as interpretações cômicas. ®Sérgio.

_______________________________________

Se você encontrar erros (inclusive de português), relate-me.

Agradeço a leitura do texto e, antecipadamente, qualquer comentário. Volte sempre!

Ricardo Sérgio
Enviado por Ricardo Sérgio em 27/07/2007
Reeditado em 31/05/2013
Código do texto: T582198
Classificação de conteúdo: seguro