Atlético-GO em ascensão

O campeonato Brasileiro série B 2016 está chegando ao fim, pois faltam apenas 02 rodadas de um total de 38. O Atlético Clube Goianiense é o campeão antecipado. Sábado p.p., em casa, estádio Olímpico, o Atlético-GO enfrentou o Tupi-MG, que precisava ganhar para fugir do rebaixamento. O Atlético-GO chegou a estar perdendo por 3 a 2, mas venceu o jogo por 5 a 2. Com a vitória o Atlético-GO chegou a 70 pontos e abriu 08 de vantagem sobre Vasco e Avaí, e faltando 06 pontos a serem conquistados não pode ser alcançado. Com a derrota o Tupi-MG ficou matematicamente rebaixado para série C do ano que vem.

O Atlético Clube Goianiense foi fundado em 02 de abril de 1937 em Campinas outrora cidade, hoje bairro de Goiânia, e é a agremiação futebolística mais antiga de Goiás. O seu estádio denominado Antônio Accioly é uma homenagem ao seu primeiro presidente. O nome Atlético é uma homenagem ao Atlético Mineiro; a cor da camisa homenageia o Flamengo-RJ; o escudo foi baseado no escudo do São Paulo, e tem como mascote o dragão. É a terceira torcida em Goiás, depois de Goiás e Vila Nova. E já revelou craques como Baltazar, o artilheiro de Deus, e Valdeir o the flash.

O dragão foi campeão da primeira divisão do campeonato goiano 13 vezes e vice por 18 vezes, e da segunda divisão, uma, 2005. No cenário nacional foi campeão do campeonato brasileiro série C em 1990 e 2008, e série B de 2016. No cenário internacional, participou da Sul-Americana de 2012, quando chegou nas oitavas de final. Em 2009 o Atlético ficou em 4º lugar na série B do Brasileirão e conquistou o acesso a série A. Em 2010 se livra do rebaixamento ao empatar em 0 a 0 com o Vitoria-BA fora de casa, na última rodada. Em 2011 se livra mais uma vez após uma boa recuperação tendo como técnico Hélio dos Anjos. Em 2012 começa ruim e termina pior ainda e acaba rebaixado para a série B. E em 2017 estará de volta.

O Atlético-GO mesmo com um elenco modesto e um técnico até então desconhecido está em ascensão. Na série B do Brasileirão desbancou grandes times como Vasco e Goiás, que não conseguiu retornar a série A. É um exemplo a ser seguido, em que para se ter um time vencedor não é preciso de medalhões nem de um técnico renomado que ganha uma fortuna, mas de uma boa administração, bons conselheiros e olheiros eficientes e que ainda valorize jogadores pratas da casa. Sou torcedor do Vila Nova, que também fez uma boa campanha, mas que não conseguiu o acesso por perder vários jogos em casa. O Atlético está de parabéns por engradecer o futebol goiano. E que o Goiás e o meu Vila sigam o exemplo!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/11/2016
Código do texto: T5826736
Classificação de conteúdo: seguro