DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Dia 20 de novembro, comemora-se no país o Dia da Consciência Negra. Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, um escravo negro, se rebelou contra maus tratos praticados por ditos “senhores” e arrebanhou centenas de pessoas até a Serra da Barriga no atual Estado de Alagoas, criando o Quilombo dos Palmares, uma nação regida por princípios extremamente sociais, onde não existia qualquer espécie de discriminação.

Embora Palmares fosse constituído por uma população de extrema maioria de etnias da raça negra, também acolhia famílias de indígenas e brancos pobres do interior do pais.

O quilombo sobreviveu a décadas, até quando foi descoberto pelas forças policiais da região e aí começou uma perseguição implacável que durou anos porque sempre conseguiu retrucar aos ataques com muita força, até quando se conseguiu atingir o seu coração, que era a área onde ficava a sua sede.

Zumbi, dotado de um orgulho extremo, para não sofrer a humilhação de ser preso por forças policiais, se lançou do alto de uma montanha, morrendo como mártir da negritude baiana. O dia 20 de novembro por este fato é considerado Dia da Consciência Negra e por incrível que pareça é feriado em varias partes do país, porém não é feriado na Bahia.