Existir ou Viver

Estava ouvindo uma reportagem sobre alimentação saudável quando num certo momento o entrevistado fez um breve comentário sobre a diferença de Existir e de Viver dentro do tema abordado. Agora aqui nos meus aposentos, estive lembrando dessa reportagem e resolvi fazer uma pequena abordagem sobre a diferenciação de uma vida que apenas existe e de uma vida que vive por excelência.

Para uma melhor compreensão dos meu leitores irei enfocar inicialmente uma vida que apenas Existe e logo em seguida prosseguirei o meu enfoque para uma vida que é Vivida de forma plena e proveitosa.

Podemos somente Existir quando estamos simplesmente cumprindo tabela nesse mundo, ou seja apenas embromando a vida levando-a da forma que der.

As pessoas que apenas Existem a começar pelo seu amanhecer, são como verdadeiros animais que são levados apenas pelo instinto. Ao despertarem levantam e já vai vendo a vida como um fardo, nem sequer lembram que tem um Criador.

Quando apenas existimos não temos objetivos, muito menos propósitos nessa vida, os ideais da vida simplesmente inexistem nesse ser. As pessoas são desprovidas de qualquer interesse pelo aprendizado, são totalmente ignorantes em relação ao saber. São néscias por que desprezam por complemento qualquer tipo de conhecimento. São pessoas que não tem curiosidade com as coisas que as cercam.

São pessoas cheias de vícios e que através destes profanam os seus corpos, maltratando-os, reduzindo sobre eles a longevidade da vida.

Aqueles que apenas Existem, não conseguem ver nas contrariedades que a vida nos oferecem uma oportunidade para o crescimento, para superação, para o fortalecimento da nossa maturidade e com isso acabam somando sobre elas revoltas, ressentimentos, amarguras.

Quando eu morava na cidade de Coronel Fabriciano em Minas Gerais, no meu bairro tinha uma senhora que de forma negativa ficou gravada em minha mente. Ela era uma senhora que já se encontrava na terceiridade, morava um pouco abaixo da minha casa, e sempre quando eu passava por ela, eu a cumprimentava, e era sempre a mesma resposta, que era a seguinte: Ah meu filho não ando muito bem, estou com dores, doente. Pessoas que apenas existem na vida estão sempre de mal com a vida, estão sempre infectadas pelo mal humor, a vida é um verdadeiro fardo.

Eu gosto muito de uma música do saudoso Raul Seixas cujo título é “Ouro de tolo”, e nela tem uma estrofe que diz as seguintes palavras: Eu que não me sento no trono de um apartamento, com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar. Tem pessoas que literalmente vivem dessa forma com a boca cheia de dentes esperando a morte chegar, são totalmente estagnadas, empacadas, desprovidas de qualquer aspiração.

Chega de falar nas pessoas que apenas Existem nessa vida e agora iremos enfocar as pessoas que ao passar por essa vida conseguem fazer histórias marcando-as.

As pessoas que Vivem desfrutam da vida como uma dádiva divina, como um presente de Deus, são gratas ao Criador pela oportunidade concedida a elas de fazerem parte dessa arte tão divina que é a Vida.

Essas pessoas não são apenas levadas pela vida, mas aproveitam dela para marcarem suas vidas de forma tal que ficarão gravadas na mente e no coração das pessoas que as cercam.

São pessoas que tem objetivo, sabem onde querem chegar, tem propósitos, tem ideais de vida e suas vidas serão marcadas em todas as áreas seja no campo sentimental, no campo profissional, no campo social, etc. Essas pessoas aproveitam as adversidades da vida e fazem delas trampolins para que possam continuar avante na sua jornada em direção aos seus ideais.

Pessoas assim são totalmente abertas ao conhecimento, elas sabem que o tempo está passando e não voltará jamais, com isso estão sempre atentas observando tudo e todos ao seu redor na expectativa de aprender algo com a escola da vida.

Pessoas que Vivem, são pessoas amáveis cheias de amor e de compaixão, são capazes caso encontre na estrada da vida alguém que possa magoá-las de ministrarem o perdão. Conseguem entender que se viverem ressentidas magoadas com alguém ou com a vida, estarão aprisionando suas vidas sendo refém delas. E essas pessoas jamais querem viver encarceradas, elas optaram por viver uma vida cheia de liberdade.

As pessoas que querem desfrutar da vida de forma plena, tem hábitos saudáveis, entendendo que o seu corpo é um templo sagrado que merece todo respeito e consideração. São pessoas que estão sempre de bem com a vida, são alegres, sorridentes e acima de tudo são pessoas cheias de gratidão, por que conseguem entender que a vida é um presente de Deus e não simplesmente um fardo.

Eu poderia continuar alistando uma série de fatos que fazem parte das pessoas que desfrutam da vida, mas irei parar por aqui e aproveitar pra fazer uma pergunta aos meus amados leitores. Como você tem vivido sua vida? Você simplesmente tem Existido ou você tem entendido que a vida é um dom divino e a tem Vivido de forma plena e prazerosa.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 24/11/2016
Reeditado em 24/11/2016
Código do texto: T5833161
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.