A PODRIDÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

A PODRIDÃO DA CORRUPÇÃO NO BRASIL

“Não te consideres pessoa sofredora, castigada pela vida”. Considera-te com vida agradável, dadivosa, exuberante, acolhedora. Assim fazendo, dás a mão para ela e ela também se dá a mão. Quem considera pessoa sofredora, perseguida, castigada olha para o mundo e pense: “Tu me hostilizas, me maltratas, me fazes mal”, olha para uma pessoa e imagina: “Tu és minha inimiga, não me amas”. {...}. (Lourival Lopes).

Alguns estudiosos dão o significado de política como sendo a ciência da governança de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é público. O significado de política é muito abrangente e está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. É uma ciência e nela trata-se da forma de atuação de um governo em relação a determinados temas sociais e econômicos de interesse público: política educacional, política de segurança, política salarial, política habitacional, política ambiental, etc. Existem sistemas que é uma forma de governo que engloba instituições políticas para governar uma Nação. Monarquia e República são os sistemas políticos tradicionais.

Dentro de cada um desses sistemas podem ainda haver variações significativas ao nível da organização. Por exemplo, o Brasil é uma República Presidencialista, enquanto Portugal é uma República Parlamentarista. Se você quer abranger política num campo bem mais amplo e mais abrangente, o termo pode ser utilizado como um conjunto de regras ou normas de uma determinada instituição. Por exemplo, uma empresa pode ter uma política de contratação de pessoas com algum tipo de deficiência ou de não contratação de mulheres com filhos menores. A política de trabalho de uma empresa também é definida pela sua visão, missão, valores e compromissos com os clientes. É natural que com o passar do tempo, seja necessário proceder a uma alteração de algumas leis ou políticas estabelecidas por um determinado país. No Brasil. a expressão "reforma política" remete para as alterações propostas para o melhoramento do sistema político e eleitoral.

Essas propostas são debatidas no Congresso Nacional e são aceites ou recusadas. A ciência política estuda o funcionamento e a estrutura do Estado e das instituições políticas. Também tem como objeto de estudo a relação entre os elementos que estão no Poder (Governo) e os restantes cidadãos. Nos seus primórdios, a ciência política abordou a política a partir de uma perspectiva filosófica (através de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Montesquieu, etc.), mas posteriormente passou a ser uma análise preponderantemente jurídica. O bom político tem o respaldo e a obrigação de trabalhar em prol dos carentes e oprimidos. Eles representam a base da pirâmide e as atenções devem estar voltadas para essa camada. O grande santo Agostinho afirmou, em sua época, que durante o período de nove anos, desde os dezenove até os vinte e oito, cercado de muitas paixões, era seduzido e seduzia, era enganado e enganava: às claras, com as ciências a que chamam liberais, e às ocultas, sob o falso nome de religião.

Ostentava-se soberbo, além de supersticioso, e em toda parte vaidoso. Ora corria atrás de futilidades da glória popular, até aos aplausos dos teatros florais, ao torneio de coroas de feno, às bagatelas de espetáculos, e paixões desenfreadas, ora desejava purificar-se dessas nódoas, conduzindo aos que eram chamados “eleitos” e “santos” alimentos com que na oficina dos seus estômagos, fabricassem anjos e deuses que me desse à liberdade. Palavras sábias com certeza. Na nossa visão mais estreita como vemos a situação política atual do Brasil? Péssima! Senão vejamos: “O Partido dos Trabalhadores (PT) apodrece na corrupção e é varrido do mapa político”. Partido sofre a pior derrota eleitoral de sua história, perde 50 milhões de votos e vê a narrativa do “golpe” ser rejeitada pela população. Tenta juntar os cacos para sobreviver, mas se depara com um horizonte sombrio: virou uma sigla nanica, repudiada por seus crimes em larga escala. (Ary Figueira).

Partido perde 60% das prefeituras num massacre sem precedentes e ainda deve encolher bastante no Congresso em 2016. (116, 200, 411, 549, 630). Acredite: só restou o Acre. A derrota foi fragorosa. Seu principal político se encontra mais perto da condenação. Lula sofre sequência de reveses na Justiça e vira alvo da Lava Jato em várias frentes. Contrariando o estilo belicoso do Partido qual faz parte, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad logo que soube da derrota, se colocou à disposição do adversário tucano João Dória para abrir os papéis e contas da prefeitura e tiveram um encontro para a transição republicana. Resultado das eleições passadas em número de prefeituras: PMDB 1.27, PSDB 791, PSD 537, PP 494, PSB 421, PDT 334, PP 294, DEM 265, PTB 281 e PT 256. Na verdade “A população rechaçou o discurso do golpe”. Aécio Neves avalia que o crescimento da legenda nas eleições se deveu à “coerência do discurso” desde 2014, quando o partido apontava a “corrupção generalizada” do governo petista. O PSDB foi um dos partidos que mais cresceu nesta eleição. O PT frustrou milhões de brasileiros. O dano que o PT provocou ao País é imensurável. O PSDB emergiu das urnas como a maior força política do País, ampliou seus domínios e ao lado de partidos aliados largou na frente para a sucessão presidencial de 2018.

Em São Paulo, obteve sua mais expressiva vitória. O estreante João Dória levou a eleição em primeiro turno e impôs uma derrota humilhante aos opositores. É a conhecida onda azul. João Dória se colocou como um não político e apresentou um novo modelo de gestão durante a campanha. Jader no centro da propina de Belo Monte. Executivo da Andrade Gutierrez detalha esquema de arrecadação que envolve o senador do PMDB. Segundo Flávio Narra: “Edison Lobão (então ministro das Minas e Energias) disse ao declarante que o intermediário do recebimento de vantagens indevidas a PMDB não mais seria Márcio Lobão, mas sim Luiz Otávio Campos, ex-senador pelo PMDB? PA (aliado de Jáder Barbalho); que o declarante apresentou Luiz Otávio aos representantes das demais empresas integrantes do consórcio construtor”.

O que esperar de Gilmar Mendes: Processar Monica Lozzi por comentário sobre habeas corpus concedido em favor de Roger Abdelmasssih atenta contra a liberdade opinião O ministro Gilmar Mendes condenou a apresentadora a indenizá-lo em R$ 30 mil reais por questionar decisão. Pode? A segunda pedalada de Dilma. A exemplo de 2014, a presidente deposta teve as contas de 2015 rejeitadas pelo TCU. Punido pelo “descalabro fiscal”, o ex- ministro Guido Mantega ficará impedido de ocupar cargo público por cinco anos. Por que Dilma foi condenada. O ministro-relator Augusto Mendes explicou que as principais distorções detectadas somam R$ 106 bilhões.

Para o TCU, além das pedaladas em montante de R$ 40 bilhões, o governo descumpriu, indevidamente, a obrigação de contingenciar R$ 28 bilhões em despesas em 2014. Em ano eleitoral, o governo editou créditos suplementares sem autorização do Congresso, o que, opinou o relator, demonstrou o “desprestígio” do Planalto pelo Legislativo. No caso das pedaladas, operações de crédito ocultas entre o governo e os bancos “distorceram a realidade fiscal”, segundo o TCU. A responsabilidade de Dilma nestas irregularidades é direta e ficou demonstrada recentemente, quando ela editou decreto autônomo para corrigir as manobras, indicando que essa tarefa era dela. O TCU também condenou o ex-secretário do Tesouro, Arno Augustin, inabilitando-o a cargos públicos por oito anos. Se Dilma tivesse se livrado do impeachment em agosto, não escaparia agora por causa da nova rejeição das contas do TCU. Sobre Mantega o TCU entendeu que o então ministro da Fazenda teve responsabilidade nas manobras que levaram aos atrasos nos repasses aos bancos públicos, contribuindo para descalabro nas contas do governo. Para o ministro José Múcio, Mantega foi um dos principais responsáveis pelas operações de crédito. “As transações não constituem simples atrasos financeiros, e seus efeitos não são meramente uma questão contábil. Pelo contrário, as dificuldades enfrentadas pelo governo federal em 2015 para o pagamento das dividas relacionadas aos empréstimos mostram que elas são de carne e osso e põem causar impacto nas finanças federais e no desempenho econômico do País”. O tribunal decidiu inabilitá-lo para o cargo e funções públicas, bem como o ex-secretário do Tesouro Nacional Arno Augustin. Mantega ficará inabilitado por cinco anos. Augustin, 8 anos.

A Lava Jato tem mais um inimigo. Numa manobra silenciosa, o presidente do Senado articulou com a Câmara para perdoar a prática do caixa-dois e atrapalhar o combate à corrupção no Brasil. A vigilância de deputados da Rede e do Sol denunciou a articulação do Congresso para anistiar o caixa dois. O consórcio do Petrolão leva a Lava Jato a produzir provas que levam a conclusão: o esquema foi uma sociedade entre PMDB e PT. (Fonte: revista “Isto É”). Lula, Dilma e José Dirceu são considerados os maiores fraudadores do dinheiro público e da Petrobras. Corrupção: Na Câmara – Michel Temer, Eduardo Cunha, Geddel Vieira Lima, Henrique Alves e Eliseu Padilha. No Senado: Renan Calheiros, José Sarney, Edison Lobão, Romero Jucá e Valdir Raupp. A sociedade da Corrupção: Os atores do PTY-PMDB protagonizaram, em áreas, o petrolão. PT e PMDB. Os sócios, os mandantes e seus indicados nas estatais. PT: Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Jorge Zelada, Renato Duque. PMDB: Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró Jorge Zelada e Sérgio Machado. (Petrobrás). Eletronuclear; Almirante Othon Luiz e Pinheiro da Silva. PT. João Vaccari Neto, Delúbio Soares, Paulo Ferreira, Edinho Silva, Júlio César Oliveira Silva, Nilton Pascowitch (seus operadores). PMDB: Fernando Baiano, Milton Lyra, Jorge Luiz e José augusto Henriques. O empresário Eike Batista. Ele pagou US$ 2,3 milhões ao PT lá fora. O petista José Dirceu. Operadores ligados a ele receberam R$ 12 milhões em propinas. O operador Joao Augusto Henrique. Ele recebeu R$ 7,3 milhões de propina em nome do PMDB.

Lula é acusado de ser o comandante do Petrolão. Em sua delação premiada a Odebrecht entregou Mantega à procuradoria Geral da República. A mega – sena do PMDB. As informações financeiras de um escritório de advogados ligado ao um operador do PMDB revelam grandes empresas abastecendo o propinoduto da Lava Jato. Milton Lyra operador do PMDB. Segundo as investigações ele comandava a distribuição de propina. Uma história de propina: Empresas contratadas pela Petrobras pagaram comissões a operadores do PT e PMDB. 2012. (26 de julho) A Petrobras assina com o consórcio Intrega, formado pela Mendes Júnior e pela OSX, um contrato para a execução de obras nas plataformas P-67 e P-70. Em 1º. De Novembro. O empresário Eike Batista afirma que neste dia o então ministro Guido Mantega cobrou o pagamento de R$ 5 milhões ao PT para pagar dívidas de campanha. Em 29 de novembro O consórcio Integra formado por Mendes Júnior e pela OSX, recebe o primeiro pagamento, de US$ 5 milhões da Petrobras. Em 8 de novembro, uma empresa de Eike transfere US$ 2,3 milhões para uma empresa do marqueteiro João Santana no exterior, mas o dinheiro foi devolvido porque o marqueteiro queria receber por outra offshore. Em 2013. 10 de abril, uma empresa de Eike refaz a transferência de US$ 2,3 milhões ao marqueteiro de João Santana, desta vez para o offshore Shellbill. A Mendes Júnior paga R$ 7,4 milhões a uma empresa do operador do mensalão João Augusto Henrique, do PMDB, a mando do então diretor Jorge Zelada.

O Consórcio Integra paga R$ 6 milhões para a Tecna/ Isolux, empresa do lobista Júlio César Oliveira Silva, ligado ao ex- ministro José Dirceu, operador do PT. Caminho tortuoso, endereço certo. Segundo a Lava jato, o esquema usava um escritório de advocacia para conduzir a propina. As fontes: O dinheiro era depositado por grandes empresas em contas de escritório do advogado Flávio Calazans. R$, 5 milhões Hypermarcas e Brainforma, 2,5 milhões ao Grupo Marquise, 1,1 milhão a Rede ìmpar (ex-diretor da AMIL), 470 mil inframérica, 656 mil ao BMG. O intermediário de tudo isso: Calazans simulava contratos para justificar os pagamentos e repassava a empresas. O destino: as empresas que recebiam de Calazans foram identificadas pela Lava jato como pagadoras de propina a políticos. AP Energy R$ 9,4 milhões, Link R$ 840 mil e Casas Lotéricas 371 mil. (Fonte: Revista Época). É tanta sujeira que levará a políticos honestos compromissados com o crescimento do Brasil e com a Sociedade Brasileira passarem tudo a limpo. Essa cambada de ladrões deve apodrecer nas penitenciárias de segurança máxima sem privilégios. Deveria ser condenados a prisão perpétua.

Petrolão é o nome dado para um esquema de corrupção e desvio de fundos que ocorreu na Petrobras, a maior empresa estatal brasileira. Este escândalo está relacionado com vários partidos políticos, incluindo o Partido Trabalhista (PT), Partido Progressista (PP) e o PMDB. Este esquema foi usado para desviar dinheiro da Petrobras, através de contratos superfaturados e dinheiro sujo para benefício de políticos. Este dinheiro também era usado para barganhas políticas, para comprar votos e para financiar campanhas políticas. Em Março de 2014, a operação da Polícia Federal designada Lava-Jato prendeu o doleiro Alberto Youssef e Paulo Roberto da Costa. Esta investigação aferiu que Paulo Roberto Costa, o ex-diretor de abastecimento da Petrobras recebia propinas de empreiteiras que faziam a prestação de serviços para a Petrobras. Posteriormente Alberto Youssef dava o dinheiro da propina para alguns políticos.

Nas confissões de Alberto Youssef, mais de 30 políticos foram envolvidos no esquema de corrupção. Num interrogatório da Polícia Federal, Youssef revelou que alguns nomes estão envolvidos, entre eles o de Dilma Rousseff e Lula da Silva. Apesar disso, Youssef não apresentou provas que confirmam o envolvimento das duas figuras políticas mencionadas anteriormente. País de corruptos, de lavadores de dinheiro, de locupletadores, de beneficiados por recebimentos de propinas, enriquecimentos ilícitos e ainda se julgam inocentes e políticos audazes lutam para anular os belos trabalhos do juiz Sérgio a frente da Lava Jato. Como poderemos acreditar na classe política, mesmo sabendo que existem políticos honestos que poderão se corromper, pois a justiça brasileira não os punem exemplarmente. Recebem privilégios como prisão semiaberta e domiciliar, isso é um incentivo para a roubalheira continuar. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI-JORNALISTA- RADIALISTA- MEMBRO DA UBT- DA ALOMERCE- PORTAL CEN E MEMBRO DA ACE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 30/11/2016
Código do texto: T5839460
Classificação de conteúdo: seguro