O que é ler?

Vai parecer uma repetição da crônica que escrevi que chama-se Um adversário para Usain Bolt.Parte dela é semelhante mesmo,mas as semelhanças vão desaparecer depois de um tempo...

Geralmente quando tô no intervalo do meu serviço,nos dias frios,fico na recepção da minha empresa lendo.Tava lendo uma revista de empreendedorismo e ,de repente, chegou uma mãe com um menino.Ele devia ter uns seis ou sete.Era um menino bem esperto.Logo que me viu com o celular na mão perguntou se eu tinha um jogo de celular que tava na moda.Disse para ele que não.O guri insistiu em saber que jogo tinha em meu celular.Disse que tinha um jogo de arrancada. É um jogo bem básico.Dois carros que duelam numa reta,em várias cidades ao redor do mundo.Não há grandes dificuldades. É um passatempo mesmo,tipo o jogo da serpente ou aquele em que se encaixam blocos que vêm caindo.O guri insistiu e tive que deixar ele jogar umas duas arrancadas.Depois disso fechei o jogo e disse que ia continuar lendo.Aí ele perguntou o que era ler.Sim,se na crônica que citei no início do texto escrevi sobre a menina que foi direto para os livros,neste caso o menino foi direto querendo saber se eu tinha um jogo no celular.Quanta diferença....

Claro,jogar um video game é bom.Não tenho nada contra.na minha infância a gente até jogava,só que não era um vício,já que naquela época nem tinha tudo que há hoje em termos de games.E existem bons games também.

Fique estarrecido já que uma criança na idade dele não saber o que é ler causa um grande espanto.Mas depois de pensar mais um pouco e refletir sobre a situação percebi que ela não é tão anormal assim.Muito do que acontece por aí nas provas como Enem vem disso:Crianças que não tomaram gosto pela leitura,viram jovens que não lêem.Aí,na hora do vamos ver é que tudo se complica.

Você pode conciliara as duas coisas:game e leitura.Por que não ler uma revista sobre games ou sobre o jogo que você joga?

Não ataco vorazmente a indústria de games.Não é a existência dos vídeos games que inspira a falta de gosto pela leitura.Creio que essas crianças não tem alguém que as inicie no mundo das letras.Sim.Eu via minha irmã mais velha lendo e de certa forma acabei virando um leitor seguindo os passos dela.Lembro quando fomos a biblioteca de Capão do Leão -cidade onde moro- pela primeira vez.

É assim mesmo que funciona.Poucas são as crianças que viram leitores espontâneos.Logo,espero que pais,irmãos,tios ou quaisquer outras pessoas influenciem essas crianças para que elas não fiquem longe da literatura.Que tal dar um livro no Natal e ler um trecho para a criança?Pesquise sobre o que ela gosta.Você ainda tem um certo tempo para buscar um bom livro e iniciar seu filho no maravilhoso mundo das letras.