Homenagem à Chape

Na penúltima rodada ou 37ª do Campeonato Brasileiro Série A de 2016, o Palmeiras precisava apenas de um empate para se sagrar campeão. Domingo (27) cerca de 40 mil torcedores palmeirenses lotaram a Arena do Palmeiras na esperança de comemorarem o título diante da Chapecoense, temerosos de repetir o ano de 2009 quando o Palmeiras perdeu o título na reta final para o Flamengo. A Chapecoense que cresceu muito nas últimas rodadas precisava da vitória para conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana de 2017. O jogo começou nervoso, mas aos 25 minutos do primeiro tempo o lateral Fabiano abriu o placar. A partir daí o time do Palmeiras recuou, segurou o resultado e a Taça.

A Chapecoense mesmo perdendo, vive momentos de glória ao se classificar para a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético de Medellin, Colômbia. Devido o primeiro jogo da decisão ser na próxima quarta-feira, os dirigentes da Chapecoense fretaram um voo na segunda-feira pela companhia aérea boliviana Lamia, de Guarulhos-SP à Medellín, Colômbia com escala em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. No avião da empresa Lamia além dos 9 tripulantes, viajariam 22 jogadores, comissão técnica, dirigentes do clube e jornalistas, num total de 77 passageiros.

Por volta da 01: 00 (horário de Brasília) do dia 29 operadores da torre de controle do Aeroporto Internacional de Medellín informaram que perderam o contato com o avião que estava a delegação da Chapecoense após o piloto comunicar uma pane elétrica. Logo foram iniciadas as buscas que confirmaram a queda do avião entre as cidades de La Ceja e La Union a cerca de 30 quilômetros de Medellín, que fica num vale e é cercada por montanhas. Além da escuridão e difícil acesso, chovia muito, o que dificultou o trabalho dos socorristas. Conforme autoridades colombianas foram resgatados 06 sobreviventes, ou seja, 03 jogadores, 02 tripulantes e 01 jornalista; e o goleiro Murilo foi resgatado com vida, mas não sobreviveu.

É a maior tragédia da viação aeronáutica mundial envolvendo um clube de futebol. Pelo mundo afora muitos clubes e jogadores fizeram homenagens de pêsames. E também pelo mundo muitos jornais lamentaram o acidente em suas manchetes. A CBF decretou luto por 07 dias. O Independiente Santa Fé - Colômbia, atual campeão da Copa Sul-Americana presenteou a Chapecoense com uma réplica do troféu. O Atlético Nacional de Medellím em gesto de solidariedade ofereceu o título da Copa Sul-Americana à Chapecoense. No estádio Atanasi Girardot em que ocorreria o jogo ficou lotado de torcedores e foi feita uma linda homenagem póstuma à Chapecoense e às vítimas do acidente. Na Arena Condá estádio da Chapecoense também foi realizada uma homenagem póstuma. O sonho da pequena Chapecoense, da pequena cidade de Chapecó, Santa Catarina, de se tornar um time grande não se foi, porque a vida continua, e outros campeonatos virão. A Chapecoense com a ajuda de muitos vai se reerguer e dar a volta por cima e voltar mais forte ainda. Força Chape!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 01/12/2016
Reeditado em 03/12/2016
Código do texto: T5840743
Classificação de conteúdo: seguro