GRATIDÃO

Segundo a definição do Dicionário do Aurélio, consta que gratidão é: “1 Reconhecimento (por bem que se nos fez). e 2. O ser grato.” Esta definição por si pode traduzir uma imensidão de sentimentos àquelas pessoas que em um determinado momento da vida nos ajudaram, sem medir esforços para tal.

Ainda, segundo outro Aurélio, o Grande teólogo Agostinho de Hipona, mais conhecido universalmente como Santo Agostinho, considerado um dos mais importantes teólogos e filósofos dos primórdios do cristianismo, a proporção da gratidão pode ser elencada em quatro pontos, escrita por alguém com sensibilidade capaz de compreender as circunstâncias da vida e que aprendeu a desenvolver a gratidão em sua verdadeira essência.

Para ilustrar o contexto de Santo Agostinho, no evangelho de Lucas, quando Jesus cura um grupo composto por dez leprosos e pede que os dez se apresentem no templo aos sacerdotes para cumprirem as determinações da lei, apenas um cumpre o agradecimento, embora todos os dez tivessem sido curados.

Esta história é um aprendizado de muito valor sobre a gratidão, onde Santo agostinho pontua .

1. A gratidão tem haver com a percepção dos benefícios.

2. A gratidão não retorna na mesma proporção do bem que é feito.

3. A gratidão traz uma benção ainda maior do que o bem recebido.

4. A gratidão ou a ingratidão determinará a forma como seremos reconhecidos no futuro.

Muitos desejam o benefício, poucos reconhecem o bem recebido, muitos esquecem o que foi alcançado. Não se frustre se o reconhecimento por aquilo que você proporcionou não venha em forma de agradecimento, apenas lembre-se que fazer o bem nos faz bem, simplesmente.

O caminho da gratidão é feito de virtudes, dessa maneira agradecer é reconhecer o que recebeu, porém poucos o sabem fazer. A minha decisão reside em ser reconhecido por ser sempre grato, em primeiro lugar a Deus, em segundo a todos os que me fizeram o bem.

Nesta jornada da vida, por vezes, e por uma infinidade de vezes, sempre que necessário obtive os préstimos de pessoas queridas e de amigos que mesmo despercebidamente e sem nenhum interesse foram generosas comigo ao extremo, com palavras, com afago, com carinho.

O reconhecimento estará sempre vivo em meu coração e nas minhas preces de forma que sempre me faz pensar: se tudo o que eu possuo pudesse entregar aos que me ajudaram, quer seja de forma material, quer seja com estima, com carinho e com palavras, ainda assim seria ínfimo para saldar a dívida de tudo o que tenho recebido do Criador, dos entes queridos e dos amigos.

Desta forma, sou grato a todos e a tudo, simplesmente assim!

Samuel De Leonardo (Tute)
Enviado por Samuel De Leonardo (Tute) em 01/12/2016
Código do texto: T5840806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.