A Paz

Quem traz paz ao mundo não é o amor, é a justiça. É a partir do sentimento de justiça saciado que o ser humano pode se dedicar ao amor. A injustiça produz vingança, revolta e até guerra. Não há amor entre pessoas injustiçadas. Isso, lá atrás, bem antes de Cristo, Platão e seus discípulos já apregoavam. Daí, a inequívoca certeza de que é a justiça o fiel da balança entre todos os poderes constituídos de uma nação e entre todos os interesses do cidadão. Ela pode tardar, não pode faltar. ela pode contrariar, e nesse caso, terá que ser revista, nunca extinta. Sem ela reina a lei do mais forte e junto é instalado o caos. Exatamente por isso, cabe a ela dirimir as dúvidas, decretar a constitucionalidade das leis e determinar onde começa e onde termina o direito das partes. Certa vez o Presidente da Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos da América, afirmou:

Nós não somos os últimos por sermos infalíveis, mas somos infalíveis por sermos os últimos.Ou seja depois da justiça, não há a quem recorrer, a não ser pela força.

Poeta lelces Xavier
Enviado por Poeta lelces Xavier em 01/12/2016
Reeditado em 03/12/2016
Código do texto: T5840824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.