Você é artista? Ah, isto passa!

 
O Romantismo enquanto movimento artístico literário trouxe a mitificação – o mito – de a tudo sublimar e exagerar, santificar. O amor é inalcançável. O sofrimento é o meio de conseguir a perfeição. A vida real é desmerecida em prol da idealização.
 
Externar qualquer expressão artística, como escrever,  é ser abençoado por alguma entidade: musa, graça, santa – ou demônio.
 
Ainda bem que há maneiras diferentes de se pensar e ver as coisas. Se existe o mito romântico há também a possibilidade da desmitificação do romantismo.
 
Sim, porque o Amor acontece segundo os interesses e a predisposição de quem quer amar. E se o amor machuca ou causa dor não é amor. É doença de quem não ama a si próprio.
 
A perfeição não advém com o sofrimento. Mas com a prática do fazer, envolver e ser envolvido e exercitar. Não há nenhuma entidade espiritual ou física que inspire. Há as habilidades que advêm com o envolvimento, o exercício e a prática que canaliza a sensibilidade em momentos de epifanias.
 
Escrever deve ser habilidade desenvolvida em toda escola. É para isto que este meio social existe: ensinar a ler, escrever, expressar e interpretar. Ainda há resquícios da Escola dos Jesuítas com seu gramaticismo, sinalização do erro, copismo, repetição  e exclusão dizendo que escrever é dom para poucos.
 
Se você tem a tendência de  escrever ou se expressar  artisticamente parabéns!  Você teve esta habilidade despertada pela escola e soube aproveitar a oportunidade. O que vale é a prática de ler, aprender, exercitar e fazer. Caso contrário você se distraiu com outras coisas que achou mais importante e se desculpa acusando outros.
 
Ler e escrever são uma viagem intimista cujo percurso é descoberto e traçado por você segundo seus próprios encantamentos de descobertas.
 
Ser artista ou escritor não é ser “iluminado”. Então, por que não começar esta viagem de ordenamento do pensamento?
 


 “Você é artista ou escritor? Ah, isto passa!”  foi o título para esta produção porque vi uma comunidade nas redes sociais que se denominava assim. Ser escritor ou artista pode ser só uma fase... mas se você começar – ainda que por passatempo – nunca irá largar ou parar ou passar! É uma terapia que se torna vício e o vício um ótimo hábito.


Leonardo Lisbôa
Barbacena, 11/02/2014
 
   
 
 

ESCREVA PARA O AUTOR:     
conversandocomoautor@gmail.com
 
Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 03/12/2016
Código do texto: T5842220
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.