Virtualidade e Realidade

Eu ouço as pessoas de vez em quando reclamando do mundo virtual, dizendo que as pessoas estão sendo mais individualistas, conectadas no celular e no computador, que o convívio social está fadado ao fracasso.

Mas a verdade é que o nosso mundo tem carecido de atenção, tem carecido de bons ouvintes. No nosso cotidiano as pessoas estão tão ocupadas com seus afazeres que é impossível alguém parar pra ouvir a necessidade de alguém. Muito pouco ou quase nada os cônjuges conversam entre si, os filhos dificilmente trocam meia dúzia de palavras com seus pais e vice-versa.

Lembro-me de uma certa vez que fui procurar um amigo pra compartilhar um certo problema, mas simplesmente pelo fato que eu já tinha aposentado e ele ainda não, inesperadamente veio com uma resposta que eu não sabia onde colocar a minha cara de tanta vergonha, ele simplesmente me disse que agora que eu tinha aposentado que eu deveria acertar o meu relógio com o relógio de um aposentado, que ele tinha tido muito problema no trabalho dele, que não tinha condições de ouvir o meu problema. E simplesmente sair de mansinho e nunca mais voltei em sua casa.

Na época do meu endividamento, fato esse registrado na crônica “Carta para os meus amigos”, passei a observar que num certo momento em que eu vivia essa situação as pessoas até evitavam de falar comigo, para que eu não viesse a comentar nada da dívida.

E foi justamente nesse mundo tão recriminado que é o mundo virtual que eu pude encontrar apoio e força pra poder superar esse problema, eu sei que não era todas as pessoas que dispunham de tempo pra me ouvir, mas graças a Deus ele colocou pessoas ali do outro lado da tela que sempre teve paciência em ouvir os meus problemas e que acabaram sendo instrumentos de Deus para abençoarem a minha vida.

Atualmente as pessoas que mais dedicam seus preciosos tempos para com a minha pessoa são virtuais, como eu poderia jogar pedra no virtualismo.

É muito comum você ouvir as pessoas dizendo, cuidado por que você não sabe com quem está falando do outro lado da tela, a pessoa pode ser um marginal, um assassino, todavia a verdade é que não só na virtualidade, mas em qualquer lugar existem pessoas boas e más e pessoas que a gente não conhece. Sei sim que existem pessoas más do outro lado, mas creio que assim como eu existem pessoas boas que estão do lado de lá e que são confiáveis. Na verdade não apenas na virtualidade, mas também no mundo real precisamos ter sabedoria e discernimento para podermos confiar nas pessoas que relacionam com a gente.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas tem um velho ditado que afirma que: “Tudo de mais é sobra”, diante dessa afirmação eu consigo entender que em tudo na nossa vida devemos buscar um equilíbrio, um meio termo para que não venhamos chegar no extremismo.

Seja na vida real ou na vida virtual o que precisamos é de sabedoria, bom senso, para que possamos buscar a moderação e dessa forma vivermos uma vida equilibrada.

Simplesmente Gilson
Enviado por Simplesmente Gilson em 04/12/2016
Código do texto: T5842877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.