Historias da vila- Modernidade

Modernidade

Já estava terminando o dia, em meio à guerra por espaços em nossas ruas parei para obedecer à faixa de preferência p/ pedestre, quando percebi um senhor que atravessava em minha frente, alto magro, cabelos já grisalhos com um andar ainda firme, porém, já demonstrando certo cansaço em seus passos, quando percebi ,que aquela figura me era familiar, firmei as vistas e o reconheci, e neste momento voltei algumas décadas no tempo, e vi ali um personagem que fez parte da minha infância assim como de outras crianças do lugar em que vivi.

Domingo à tarde, após o almoço, o alvoroço era grande, pois estava para chegar, conforme o combinado, o retratista. As crianças impacientes pela insistência das mães em deixa-las quietas, limpas e penteadas, não entendia o porquê de tanta mobilização, quando lá fora se ouve o latido do Bob,um vira lata da família, todos correm para o lado de fora da casa e se depara com um rapaz tendo uma maquina fotográfica pendurada ao pescoço. Boa tarde, diz o moço, boa tarde responde todos. O mesmo é convidado a entrar, e assim ele faz, quando se percebeu que o mesmo arrastava atrás de si, uma zebra, bem era um burrinho branco com faixas pretas pintada em seu corpo, e uma carrocinha puxada por um bode, era o que precisava para as crianças se interessarem pelas fotos, e assim depois de muitas poses e sobe e desce em cima do burro e da carrocinha ele finalizava seu trabalho com as crianças e partia para as fotos com os adolescentes e adultos, depois disso era feitas as negociações, se as fotos iam ser de papel ou de monóculos, que eram mais baratas, sempre vencendo a segunda, dava-se o prazo para entrega, que seria ansiosamente aguardado por todos. Quando uma insistente buzina, me faz voltar à realidade, más não me impedindo de pensar, como tão pouco podia trazer tantas felicidades, hoje qualquer criança de 05 anos já sabe manusear uma maquina digital, um telefone celular tirando fotos de todas as forma e maneiras, fazendo disto uma coisa banal. Diante de tanta tecnologia, de tantos avanços o que será que se tornou a sua profissão? Será que ele ainda tira as fotos? Se tira deve ser somente pelo burrinho e pela carrocinha puxada pelo bode, por que diante de tanta modernidade, isto ainda é uma novidade em uma cidade grande, e uma criança ainda continua sendo uma criança.

Charles Vagner

Charles Vagner
Enviado por Charles Vagner em 05/12/2016
Reeditado em 10/12/2016
Código do texto: T5844615
Classificação de conteúdo: seguro