MUDANÇAS

Funcionários de companhias elétricas e de água oferecem-se para fazer uma “gambiarra” para diminuir sua conta de luz ou de água. Garçons diminuem a despesa na mesa para ganhar um trocadinho. Policiais liberam carros mesmo estando irregulares mediante um trocado. Porteiros recebem trocados para não falar para o marido o que a mulher faz quando ele está trabalhando. Funcionários da prefeitura recebem propinas para fazer vistas grossas a uma obra irregular. Vereadores desviam dinheiro com funcionários fantasmas, assim com governadores, deputados e congêneres. Funcionários públicos recebem propinas para agilizar um atendimento, assim como médicos recebem propina para conceder auxilio doença e até aposentadoria. E, pior ainda, nem os lideres de igrejas escapam, aqueles que, como os políticos deveriam ser exemplo por se dizerem cristãos que nada mais é do que Cristo em miniatura ou imitadores de Cristo. Quando até o que se considera sagrado é desmoralizado, o que fazer?

Por favor os que faltaram na lista me perdoem, em pleno fim de 2016, nem preciso mencionar os políticos de Brasília e afins.

Estes são alguns casos que ocorrem todos os dias em nossas cidades, não importa o tamanho, ser desonesto tornou-se algo natural. Isso por que não falei de exploração mulheres, de menores, de idosos. Afinal de contas, para que mais miséria?

Vivemos tempos tenebrosos e difíceis, vivemos tempos em que a palavra humano está em total desuso. A humanidade, como se chama, perdeu o mais importante, a própria humanidade, o amor ao próximo, o respeito não apenas aos seu semelhante mas, em muitos casos, o respeito a si mesmo. Há muitos anos ouvi alguém dizer “Posso não mudar o mundo, mas, se mudar de atitude será um canalha a menos”

Mudanças é o que a “humanidade” precisa, mudança de atitude, mudança de caráter, mudança para algo que seja e valha a pena mudar. Mas não apenas uma mudança circunstancial, não apenas uma mudança visando ludibriar os incautos mas, uma mudança para ser mais humano.

Tecnologicamente falta pouco para o homem alcançar a perfeição, mas até onde todo este avanço pode e dever ser usado em prol da humanização das pessoas? Mudança só deve ser feita se visar melhorar o caráter das pessoas para melhor.