O DEPUTADO PARTEIRO

Nas cidades da região a rivalidade política sempre existiu, quer nas campanhas municipais como nas de deputado. O eleitor sempre dizia com ar solene:- ”O nosso deputado!”.

Nessas eleições os deputados gastavam muito dinheiro com as propagandas, dinheiro

proveniente de doações de amigos, empresários e recursos próprios.O que ficava mais caro era a propaganda com as fotos,geralmente coloridas.

Em um município da comarca de Piranga, um candidato distribuiu as suas propagandas na cidade e em toda zona rural. A dona Perciliana recebeu com carinho a foto de seu candidato colocando-o em uma linda moldura,pendurando-a na sua sala de visitas.

Passado muito tempo, após o falecimento da Dona Perciliana, uma de suas filhas que era parteira, quando ia atender a um parto levava sempre uma foto de um santo que era colocada ao lado da parturiente, e o parto ocorria tranquilamente.

Perguntada sobre o nome do santo, a parteira dizia que não sabia, mas que era um santo da devoção de sua mãe.

Certo dia ela foi chamada para atender a um parto. Lá chegando tomou todas as providências e colocou a estampa do santo na cabeceira da cama da parturiente.

O marido quando viu aquela foto ficou irritado, pois era a foto do candidato a deputado adversário de seu partido, e que ele não podia nem ouvir o seu nome. E foi logo dizendo à parteira:- Tira esta foto daqui. Isto não é santo nem aqui e nem na China... É o deputado fulano de tal que nunca foi santo.

O parto ocorreu normalmente. A notícia se espalhou e a oposição deitou e rolou, apelidando o deputado de parteiro.

Este fato ocorreu há muito tempo e quem me contou foi um amigo, fazendeiro da região.

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau, dezembro de 2016

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 11/12/2016
Código do texto: T5850294
Classificação de conteúdo: seguro