Surpreendente

O titulo do Grêmio é surpreendente. Não pelo titulo em si ou pelo merecimento ou então pelo jejum de quinze anos. Não. Nada disso surpreende porque o futebol é essencialmente não convencional e vencer e perder faz parte do jogo. O que surpreende é o fato de que o Grêmio que encantava no comando de Roger Machado, precisou de um novo treinador, Renato Portaluppi que num contexto de capacidade técnica, tem trabalhos muito mais insatisfatório do que Roger.

O Grêmio venceu pela junção perfeita. Se um time tiver o Roger para equilibrar a situação técnica da equipe, trabalhar entrosamento e acertar ritmo de jogo e Renato Portaluppi para motivar, recuperar jogadores que perderam a confiança e assumir o comando do vestiário, esse time certamente terá méritos para ser campeão em qualquer competição. Quinze anos depois o Grêmio precisou de dois ídolos para voltar a ser campeão. Roger e Renato, cada um ao seu tempo, cada um do seu jeito, mais uma vez cravam o nome na historia tricolor.Supreendente.

#

Surpreendente também é o que tem acontecido nas entranhas da república. Os poderes decidiram entrar em uma quebra de braço e medir para ver quem tem o maior. Uma chinelada no judiciário aqui é respondida por chinelada do legislativo acolá, enquanto isso o executivo se faz de rogado e tenta amenizar a crise.

Primeiro o congresso destrói as propostas anticorrupção e resolve colocar em discussão a enfadonha proposta do presidente do senado Renan Calheiros sobre os “abusos” de autoridade que são cometidos por membros da justiça. Em contra partida a justiça coloca Renan no banco dos réus e tenta retira-lo da cadeira de presidente. Depois o Renan não aceita a decisão do STF, e segue no seu imaculado lugar, e então o pleno da instância máxima da justiça brasileira volta atrás e o mantém no cargo tirando ele da linha sucessória da presidência. A pergunta é: Qual será o próximo passo? Afinal não dá para prever mais nada, dada a surpreendente bagunça que virou o nosso país.

#

Por falar em surpresa e bagunça, surge da política gaúcha a noticia de que Mario Jardel, aquele que desfilou com a camisa 16 do Grêmio e fez historia, mas que como Deputado foi um fracasso total, envolvido com drogas, falsificando documentos, nomeando mulher de traficante, falsificando até recibo de diária, que mostrou total desprezo pelas instituições ao deixar de comparecer em seus depoimentos, ou seja, uma verdadeira vergonha para a politica estadual e agora, após toda essa novela, a assembleia lhe concede a possibilidade de se aposentar.

Se for aprovada a reforma da previdência, nós, pobres mortais, trabalhadores, massa que alimenta esse país, teremos que trabalhar 49 anos para se aposentar, enquanto que o Mario Jardel, que a despeito do tamanho da sua importância para o futebol, foi uma aberração para a politica estadual, poderá se aposentar, como um prêmio pela série de babaquice que cometeu enquanto deputado. Surpreendente ou não?

#

Talvez surreal e também extremamente surpreendente como algumas coisas acontecem na vida. Pode ser apenas coincidência ou não, vai saber, ninguém conhece os desígnios e o significado das forças que movem o mundo, mas existem desgraças que nunca veem desacompanhadas.

Meu avô sempre me chamava atenção para os casos de suicídios. Sempre que uma pessoa tira a própria vida, em pouco tempo outra pessoa faz o mesmo. Claro que isso pode ser explicado pelo fato de que uma pessoa que já está decido a se matar acaba sendo encorajado pelo ato de quem fez antes de si, mas que é surpreendente isso é.

Mas mais surpreendente que isso é o fato de que quase sempre que ocorre um desastre aéreo, pouco tempo depois, outro acontece. Depois da queda do avião da Chapecoense, na quarta um avião paquistanês caiu e matou 47 pessoas. Isso pelo menos a mim é surpreendente, ou não é?

#

Para finalizar, como as pessoas são surpreendentemente deixadas se convencer do sobrenatural com tanta facilidade. Depois da queda do avião da Chapecoense, um vidente, apareceu prevendo a queda, deixando todos abismados. No vídeo completo ele faz mais ou menos umas 30 previsões, algumas totalmente convencionais e outras nem tanto e por incrível que pareça conseguiu acertar a mais surpreendente de todas. Para mim, acaso. Pedras jogadas a esmo que por um daqueles caprichos do destino acertam o alvo.

O mesmo vidente previu que o Atlético-MG seria campeão. Não rolou. Acho que perdeu os poderes. Um feito surpreendente para quem já era fã do cara. Eu surpreendentemente, apenas fico observando essa loucura toda, tentando não ser surpreendido por nada.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 15/12/2016
Código do texto: T5854288
Classificação de conteúdo: seguro