Até a natureza ensina a falar corretamente nossa  língua materna — disse Ravenala — piscina deveria ser o lugar de criar peixe, não aquário. Mas o homem prende o peixe no aquário e se diverte nadando  na piscina sem peixes. E concluiu: ‘Com que palavras lavras tua seara? Criaste o landuá? Eu não conhecia este vernáculo. ’
— Ora, esqueceste que morei no Nordeste? Vi jequié, jiqui, jiquiá...jereré e landuá...Tudo isso vi por onde andei.
— Sei que moraste na Paraíba. Acompanhei pelo  Face book as imagens em que apareces dançando quadrilha, dentro de uma agência de banco na festa de São João em Campina Grande.
— Os bancos de crédito e investimento  bem gostariam que as quadrilhas dançassem forró em suas dependências, sem destruírem os caixas eletrônicos. (Riso)
Como não rir dessas coisas? Ela se referia às festas juninas em Campina Grande, não ao arrombamento de bancos por delinquentes.
— Estamos numa ilha. Não me traga imagens de violência das grandes cidades — disse Ravenala esboçando leve sorriso — Quantos ovos são necessários para uma omelete?
— Depende do número de comensais...
— Três.
— Três? Somos dois.
— Esqueceste-te do Bobbynho?
— Ah! o baby Bobby comerá do prato da mãe pelo cordão umbilical.
No dia seguinte.
— Vamos fazer uma caminhada?
— Exercícios físicos muito pesados, podem não ser recomendáveis para gestantes. Já estou  no oitavo  mês e não tenho o hábito de fazer caminhadas com frequência.
— Oito meses é o tempo provável, contando a  temporada na Ilha do Siri.
— Não suporto nem ver siri na minha frente...
— Que tem a ver siri com a caminhada? Não retornaremos à Ilha do Siri. Quem anda para trás é caranguejo, siri, não.
— Falo da escalada. A encosta é alta demais para ser conquistada por uma gestante. Também por causa dos siris. O caminho que leva à falésia está cheio daqueles bichinhos esquisitos.
— Cozidos são deliciosos.
   Ravenala lançou fora uma gosma verde.
— Desculpe-me, não sabia que aos oito meses a gestante ainda sente enjoos.
Daniel entendeu que as frequentes escaladas à falésia eram  cansativas demais para uma grávida. Precisavam de víveres. E escalou  a encosta sozinho.  Daniel era o provedor da família. 
***
Adalberto Lima - framento de Estrada sem fim...
Imagens: Internet