UMA MULTIDÃO ACORRENTADA?

São homens velhos; homens jovens; mulheres jovens e idosas; figuras negras da "santéria" cubana; trabalhadores rurais de diversas atividades; trabalhadoras e trabalhadores da cidade... habaneros.

Seria algum sistema capaz de subjugar um milhão de pessoas obrigando-as a desfilar sob forte chuva para um soberano? Uma multidão acorrentada? não, absolutamente não. Só é possível realizar esse feito se cada um, por si mesmo, acorrentar-se ao outro pelo entrelaçamento de um tecido social culturalmente produzido no tear único do ideal comum pautado pela solidariedade e humanidade.

Um coletivo de humanos se deslocando a passos miúdos e ombros quase colados de tão próximos, movendo-se continuamente num mesmo ritmo, bradando canções e, em frente ao palanque acenando com as mãos numa saudação efusiva à assistência da cerimônia.

Duas horas de desfile, ininterruptamente. Aquele firmamento de humanos demonstrando orgulho e consciência do que estão fazendo. Marcham e cantam para afirmar que são trabalhadoras e trabalhadores e protagonistas do destino dessa nação.

Iniciou-se as cinco da manhã o nosso deslocamento para a "Praça da Revolução". Quando chegamos no estacionamento onde a partir daí nos deslocaríamos a pé, as ruas já estavam tomadas por pessoas que em grupos se preparavam alegremente para o desfile matinal que estava para acontecer. Eram famílias inteiras reunidas ali desde a madrugada, trazidas por centenas de ônibus, compartilhando lanches domésticos, descontraidamente aguardando com alegria a hora do desfile.

Com dificuldade rompemos, com nossa guia à frente, aquela aglomeração que se espalhava pelas ruas, por quadras e quadras de chão assoalhado de pessoas sentadas ou de pé e enfim chegamos por volta de 06:10h ao sopé do portentoso monumento ao herói nacional José Marti, morto em 1895, grande líder cubano e inspirador de Fidel Castro.

Sem aparato policial, apenas alguns jovens militares intercalados por civis postavam- se a frente do alambrado que isolava a pista do desfile. A entrada naquela área deu - se mediante a apresentação da credencial oferecida ao nosso grupo de brasileiros através da Casa da Amizade Brasil - Cuba.

Era escuro ainda quando adentramos na área aos pés do monumento. O sol foi clareando a madrugada, embora a chuva fina se intensificasse sazonalmente, tal qual a noite anterior.

Com o alvorecer resplandeceu na nossa frente as enormes molduras faciais de Guevara e Cienfuegos que em forma de murais de ferro pintado de preto, ornam a imensa praça, tendo do outro lado o colossal monumento a Marti, onde se destaca a sua estátua que representa o líder em atitude pensativa.

Completava o cenário épico a enorme bandeira de Cuba desfraldada na lateral de um prédio.

Após a chegada de uma pequena comissão de autoridades, com destaque para Raul Castro e Nicolás Maduro, seguiu-se as poucas palavras do presidente da Confederação dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e ao cabo, teve início o desfile grandioso que se estendeu por mais de duas horas ao som de uma sequência de canções, festejando o dia do trabalhador. Assim ocorre ano após ano e já são 57 anos que a festa acontece do mesmo jeito...

escrita por Ésquilo: O titã foi amarrado eternamente ao rochedo por ter levado sabedoria aos seres terrestres mostrando-lhes o fogo. Como era imortal, para o debilitar diariamente viria uma àguia lhe comer o fígado que se reconstituía.

Prometeu conseguiu que Hércules o soltasse e, ardiloso, fez um anel com uma pedra da montanha, continuando assim ligado ao Cáucaso.

Em Cuba o povo não usa o ardiloso anel de pedra, se acorrentou ele próprio à rocha de valores éticos como: solidariedade; humanidade e conhecimento, que resultaram nessa consciência cidadã que possuem.

As adversidades são entendidas por todos como oportunidade de crescimento pois os obrigam a reinventarem - se.

Que a luz da sabedoria permaneça sempre acessa nessa ilha, iluminando os ideais que norteiam o povo cubano.

Após essa manhã plena de emoção fomos passear no centro de "Habana Vieja" onde perambulamos pelas estreitas ruas disputando calçadas com turistas do mundo inteiro que vem conhecer e desfrutar dos encantos da "Pérola do Caribe".

Aproveitamos para reunindo-se, brindar com a deliciosa cerveja cubana "Bucannero Fuerte" a nossa experiência, logicamente degustando pratos de peixe e lagosta.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 17/12/2016
Código do texto: T5855697
Classificação de conteúdo: seguro