Brasileirão 2016

No domingo passado (11-12) realizou-se a última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol Série A, em que foram definidos os 06 classificados para Copa Libertadores da América de 2017. Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético-MG se classificaram para a fase de grupos. Botafogo e Atlético-PR conquistaram vagas para a 1ª fase e vão disputar o acesso à fase de grupos em dois confrontos mata-mata. 06 foram classificados para Copa Sul-Americana de 2017, do 7º ao 12º, que são: Corinthians, Ponte Preta, Grêmio, São Paulo, Chapecoense e Cruzeiro. Devido o Grêmio ser o 9º colocado e já ter a vaga assegurada por ser o campeão da Copa do Brasil, foi aberta mais uma vaga, que ficou com o Fluminense 13º colocado, conforme determina a CONMEBOL.

Internacional, Figueirense, Santa Cruz-PE e América-MG foram rebaixados para Série B do Brasileirão. A maior decepção ficou para o Internacional, que pela primeira vez é rebaixado. Não é um simples rebaixamento tendo em vista que o Inter foi campeão três vezes do Brasileirão, campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes. O Inter foi campeão gaúcho de 2016 e fazia um bom início de Brasileirão, mas desandou com 14 jogos sem vitória. O desastre do Inter se deve a uma má administração que culminou com mudanças de treinadores e jogadores desajustados dentro de campo, sem um esquema tático definido.

O Palmeiras foi o campeão com uma rodada de antecedência e terminou com 80 pontos e 9 de vantagem sobre o Santos. O Verdão sobrou em campo, que nas últimas rodadas administrou a vantagem. Há de se ressaltar que em 2018 o Palmeiras não terá o mesmo time, talvez menos competitivo, pois mudou de técnico, Cuca pediu demissão, e dispensou alguns jogadores importantes como Gabriel Jesus estrela do time, que foi vendido para o Manchester City. Outros times também já anunciaram mudança de técnicos e vendas de jogadores, o que é ruim para a sequência de um bom trabalho.

Mudar o elenco após uma temporada é normal. O problema é que no Brasil além da dança de técnicos vendem muitos jogadores principalmente revelações da casa. Por isso, os times iniciam novas temporadas se arrumando, colocando ordem na casa. E como a Libertadores se inicia no começo do ano enfrentam dificuldades e acabam caindo. O último time brasileiro a ser campeão foi o Atlético-MG em 2013. Desde então não chegamos a nenhuma final. É ruim porque ficamos sem representante no Mundial de Clubes.

No meu entendimento, é preciso repensar o futebol brasileiro com contratos mais longos para técnicos e jogadores, e anda uma mudança no calendário conforme o calendário de outros países para evitar o desgaste físico de nossos jogadores em torneios internacionais. É preciso ainda investir na base com equipamentos modernos e treinamentos atualizados. Falta ainda uma faculdade (ou cursos de formação) para técnicos de futebol, e habilitação como já existe em alguns países da Europa. Porque o futebol é uma arte em evolução. Só assim voltaremos a ser fortes e o país do futebol.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 17/12/2016
Reeditado em 26/12/2016
Código do texto: T5856162
Classificação de conteúdo: seguro