UMA ESCOLA PARA A HUMANIDADE

Acordamos quase cedo e após o café rumamos para participar do evento chefe dessa expedição cubana: conhecer a ELAM (Escola Latino-americana de Medicina).

Lá, fomos recebidos pelo "prefeito" universitário que é pós graduado em relações internacionais. O simpático e eloquente professor Victor nos acomodou solenemente em uma grande mesa na sala do prédio da administração para nos passar informações sobre a Escola e de todo o sistema de ensino de medicina humanitária integrado, onde os estudantes cumprem o rigoroso currículo único aplicado em 13 faculdades provinciais em 08 faculdades da província La Habana onde se localiza a capital homônima.

A nossa comitiva foi chefiada pela secretária geral da Casa da Amizade Brasil - Cuba sede Ceará, a Eunice, que constituiu-se no brioso contato com aquela entidade de ensino superior que viabilizou o fato como "Visita Oficial", posto que estávamos sendo aguardado com horário agendado.

Assim fomos recebidos e o Sr Victor nos apresentou a maquete das instalações seguido do histórico da implantação desse sistema pensado e implementado por Fidel Castro. A finalidade era aumentar a formação de médicos para possibilitar levar profissionais para atuarem em países do Caribe assolados por furacões em 2005. Formar médicos solidários preparados para prestar seus serviços sob condições adversas de ambientes de acidentes geológicos com múltiplas vítimas.

Depois outras tantas missões foram cumpridas em várias nações do mundo perfazendo em 75 países atendidos pela medicina humanitária cubana.

A sede da ELAM é majestosa, situada na região de varadero, ocupa as instalações da Academia Naval desde 2005.

A Ilha possui atualmente 82.065 médicos sendo que 48.773 foram formados por aquela enorme e organizada escola situada em frente ao mar do Caribe, dispondo de uma completa estrutura de salas de aula, laboratórios, alojamentos coletivos, estrutura desportiva e logística de hospedagem e alimentação, além do destaque da biblioteca escolar com funcionamento ininterrupto, 24 horas por dia.

Do Brasil, já saíram dos bancos escolares da ELAM 875 médicos escolhidos sob critérios estabelecidos pelo ministério das relações exteriores contemplando "coletivos" com carência de acesso de jovens ao ensino superior de educação e ainda que depois os egressos possam retornar às suas comunidades de origem para essa ciência médica apreendida.

A ideia da formação dos médicos em Cuba segue uma lógica diferente da brasileira, aqui se visa uma formação voltada para a prevenção de doenças e promoção da saúde amparando - se em tecnologias pedagógicas ativas de aprendizagem onde estão aliadas e simultâneas a teoria e a pratica, sinergicamente.

A ELAM passa ensinamentos humanitários, de cooperação solidária entre os povos, priorizando o coletivo em detrimento do individual, fagocitanfo os saberes no cérebro e prendendo os valores humanos no coração, praticado- se a ciência e a consciência.

Depois dessa vivência recheada de solidariedade entre povos, ficando sempre o coletivo, saímos para almoçar num daqueles belíssimos casarões que agora servem de restaurante cujo nome é Rocondó onde nós regalamos de comida, vinho, bucannero e com o refinado som do grupo de "aficcionados em música" que nos brindou com um repertório de deliciosos de musicas latinas.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 18/12/2016
Código do texto: T5856327
Classificação de conteúdo: seguro