UM PAINEL GIGANTESCO

A cidade de Pinar Del Rio fica no município Vinãles, distando cerca de 200 Km ao oeste de Havana e se destaca por estar localizada numa região de vales de visuais belíssimos onde afloram do solo porções de terra em formas abauladas denominados "mogotes".

Nesses vales é que se cultiva as melhores variedades de tabaco que possibilitam confeccionar o tradicional "puro", como são conhecidos os charutos produzidos na bela e fértil região. Também é nessa região onde está localizado um dos maiores patrimônios visuais pictóricos de todo o mundo.

Em 1959 foi apresentado à Fidel Castro, por Antonio Nunez Jiménez evidências da existência de fósseis e existência de aborígenes naquela região. Dai foi realizado por um discípulo do painelista mexicano Diego Rivera, o pintor cubano Leovígildo Glez os desenhos do enorme painel pictórico vertical sobre a rocha que explicavam a trajetória da vida na ilha contando com desenhos os processos biológicos e geográficos que tiveram lugar no arquipélago cubano. Nele estão representados os megalocnus, os plesiosáuros, as amonitas e outras figuras pre históricas transformando as montanhas em sítio de interesse, palentologico.

A área é também rica em sítios espeliológicos que atraem estudiosos para o importante conjunto de cavernas existentes. Destacam- se entre essas a denominada "Cuevas del índio" que possibilitam no seu interior deslocamentos a pé e de barco sobre um rio subterrâneo.

Nota-se que Cuba se preocupa com a interiorização do turismo como alternativa ao cultivo agrícola artesanal do tabaco.

O local já com alguma estrutura turística e recebe numerosos turistas de diversas partes do mundo. A atividade turística já é uma realidade em Cuba que adotou essa estratégia como fonte de renda com todos os elementos integrantes da sua cadeia produtiva, que surge com grande potencial de crescimento.

Após as andanças almoçamos no complexo turístico do painel pictórico onde consumimos Morritos, Pina Colada e comidas típicas da cozinha cubana ao som de musicas tradicionais.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 18/12/2016
Reeditado em 01/01/2017
Código do texto: T5856803
Classificação de conteúdo: seguro