Haja estoicismo...Haja fé no Deus!


 
        Enorme parte dos seres com seus universos fora de eixo como, no Brasil, os milhões de desempregados... ('apenas' para citar esse exemplo) bem como, no mundo, os fugitivos de Alepo (que HORROR, Senhor Deus!) assim também as vítimas e os fugitivos das outras tantas guerras neste planeta inditoso. As milhões de crianças a morrerem de fome na África, os infindáveis a 'viverem' abaixo da linha da pobreza enquanto os poderosos e os corruptos ditam as regras em todos os lugares da Terra.  A natureza destruída mais e mais em cada segundo...Ah, e os desesperados de toda sorte... os  abandonados pelas famílias... os doentes graves e terminais...
        Seria um mundo perfeitamente dantesco não fora a ação de abnegados como os médicos sem fronteiras, os ecologistas, os vizinhos solidários, principalmente nas periferias (...) os tantos e tantos abençoados e fraternos seres  a espalharem no Planeta suas dádivas e seu amor. Ah, não fora esses...
        É preciso ser-se um bocado estoico para se ter e se manter alguma esperança.  Para os que creem no Deus e na Providência Divina, com fundíssima fé, fundíssima confiança e sem quaisquer espécies de dúvida, a trajetória dos dias e dos tempos se faz muito menos árdua, por mais terríveis e desalentadores que sejam os eventos individuais e coletivos.  Já para os céticos ou para os que para o ceticismo tenham forte tendência...  só a desesperança absoluta ou um grande estoicismo. E haja estoicismo!  E haja estoicismo! E haja...