O SUCESSO E O FRACASSO

O SUCESSO E O FRACASSO
Jorge Linhaça

"O sucesso é o fracasso são irmãos"

Essa frase que ouvi hoje, dita pelo ator Tony Ramos, em uma entrevista, me fez refletir demoradamente sobre o assunto.

Fiquei aqui imaginando como é mínima diferença entre um eu outro.As vezes se resume a alguns cms como em uma competição olímpica. Na verdade eu acredito que isso nem mesmo possa ser encarado como a diferença eentre o sucesso o fracasso, o mal é que temos uma cultura muito focada no primeiro lugar.

Para nós o segundo lugar não é um lugar de destaque, não pensamos que quase chegamos lá, no sentimos o "primeiro dos últimos". Nem adianta falar de sermos por exemplo membros do "top 10" de nossa categoria.

Talvez o nosso erro seja exatamente o de não darmos valor ao que conquistamos e sim estarmos sempre focados naquilo que não conseguimos, é como as história do copo d'água: teimamos em vê-lo sempre meio vazio ao invés de vê-lo meio cheio.Nós temos a tendência de nos compararmos sempre aos que estão kms à nossa frente e não paramos para perceber o trajeto que já percorremos e o sucesso que obtivemos.

Por vezes temos tanto medo de fracassar diante de nossas expectativas ou de outros, que nos travamos,deixamos de caminhar e avançar em nosso objetivos por considerar que não suportaremos as nossas frustrações.
Às vezes é a expectativa dos outros que nos incomoda, somos tão imediatistas que passamos a acreditar que se algo não se concretiza em um curto espaço de tempo não vale a pena tentar.

Claro que há aqueles que aparentemente nasceram com o "bum-bum virado pra lua " e obtém sucesso por "terem sorte". Na verdade eles obtém sucesso por que acreditam nele, não se incomodam de receber centenas de "nãos" até o momento em que o "sim" surja em suas vidas. Atraem coisas positivas por que imaginam que isso é possível.

Para encurtar a história, o fracasso e o sucesso são irmãos que caminham lado a lado conosco, o que diferencia a nossa jornada é, efetivamente, qual deles decidimos ouvir argumentar e nos convecer sobre os caminhos que devemos trilhar.