SANTA CLARA CLAREOU UMA ENTRAÑABLE TRANSPARENCIA

Viajamos no dia 02 de maio para conhecer a cidade de Santa Clara, capital da província de Villa Clara.

Após o "desayuno" no hotel KOLHY onde estamos hospedados, saímos na van com a equipe de apoio que nos acompanha desde a chegada em Cuba composta por: o motorista Reinaldo, o popular "Pep" (Papel de Enrolar Prego) e a Virginia, a "Sibita Baleada" (Pessoa extremamente delgada), nossa guia. Anteriormente, fomos para o Oeste da ilha, à esquerda de Havana conhecer Pinar Del Rio, agora o nosso destino é para o Leste.

Move-nos o interesse de entender a história da revolução cubana e para isso, fomos ver, ao vivo, como aconteceu um dos mais seus mais importantes episódios.

Santa Clara dista 300 km de Havana e chega-se com facilidade pela "Carretera Central" ou Autopista Nacional, que percorre de Oeste até o extremo Leste da ilha. Uma boa e larga estrada de três pista em cada sentido tem um trânsito leve devido a restrição de combustível decorrente do bloqueio econômico imposto a Cuba. Os veículos que transitam são na maioria de transporte de turistas, atividade que cada vez mais se intensifica em todos os ricões na ilha.

Ocorreu em Santa Clara um ataque bem sucedido executado pelas tropas de Fidel aos contrarrevolucionários que concentravam um numeroso efetivo militar na cidade. Os episódios desse combate mostraram a liderança de Che e foram decisivos para a vitória final pois foi somado a uma emboscada que seria realizada no dia seguinte a um trem blindado onde conseguir apreender um grande carregamkento de armas e munição. O plano teve êxito com a remoção dos trilhos que provocou o descarrilhamento da composição férrea que se dirigia para Remédios, passando o carregamento para as mãos dos revolucionários.

Santa Clara foi palco de dois episódios que marcaram a revolução cubana e lá estão expostos planos de ação e elementos originais dispostos no locais da emboscada: os vagões; a máquina usada para remover os trilhos; armamentos, documentos e fotografias que contam aos visitantes a história que desperta interesse aos inúmeros turistas que visita o local.

A cidade abriga também o memorial escultura em homenagem a "Che Guevara", grandioso como tudo que reverencia os heróis cubanos. Lá estão expostos objetos pessoais e retrata - se com vasto material os feitos de "Che" naquelas ações militares e em sua passagem por Cuba. A impressionante estátua do líder argentino que lutou pela revolução cubana dá a dimensão da imponência do complexo escultórico, onde mais recentemente foi construído um túmulo em formato de caverna para abrigar os restos mortais de Guevara e mais 38 corpos encontrados na Bolívia 30 anos após a sua morte.

As centenas de turistas do mundo inteiro que afluem aos locais novamente nos revelam a estratégia do governo de optar pelo turismo como fonte de renda e que há vigoroso investimento do governo em equipamentos com infraestrutura compatível com o afluxo de visitantes que se intensifica com rapidez.

Foi uma viagem que demandou muito tempo que poderia ter sido diminuído não fora a qualidade da manutenção da nossa van que obrigava Pep a suspender o pé.

De volta, almoçamos num impressionante complexo turístico composto de hotel com parque aquático e um enorme restaurante de qualidade internacional, cheinho de turistas europeus em sua grande maioria.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 20/12/2016
Reeditado em 20/12/2016
Código do texto: T5858471
Classificação de conteúdo: seguro