Crónica - O NATAL DE TODOS OS DIAS

O NATAL DE TODOS OS DIAS

Penso que sendo nós seres humanos portadores totalmente dependentes dum “Espírito” criado por Deus para evoluir de modo a atingirmos a perfeição cada vez que reencarnamos simbolicamente é como se representasse um “Natal” em cada família. Assim penso que com respeito e Amor devemos venerar e agradecer a DEUS o nascimento de JESUS CRISTO e de cada criança que nasce em cada Família.

O período natalício é de grande importância para nós pois sabemos que a Vida e a Natureza são parte da abençoada obra de Deus.

Fazemos parte duma humanidade que se tem defrontado com problemas graves como as guerras, fome, doenças e grandes injustiças sociais.

Todos procuramos com atitudes altruístas e caridosas consolar e ajudar os inúmeros irmãos necessitados mas ainda não estamos suficientemente evoluídos espiritualmente para vencermos as dificuldades e nossos erros e vícios.

Os problemas sociais são de enorme dimensão e necessitam de todos nós cidadãos mais atenção e a cuidadosa reflexão de forma a podermos ajudar com compreensão, amor e fraternidade uma enorme quantidade de irmãos que vivem na pobreza, em sofrimento e sem o mínimo de condições básicas, para poderem sobreviver com dignidade.

Uma vez que a diferença das capacidades económicas dos vários estratos sociais são gritantes existem diversas situações de pobreza e miséria que pela dimensão e complexidade só com a intervenção dos estados e a colaboração voluntária organizada dos cidadãos poderão contribuir com eficiência para minimizar as inúmeras carências e necessidades básicas de centenas de famílias.

O Natal dum modo geral é visto por grande parte das atuais sociedades de consumo como um período de festa e convívio social onde as comunidades cristãs por cultura e tradição comemoram e veneram o Nascimento de Jesus. Nesta altura é normal que muita gente mais sensibilizada e com um sentimento de solidariedade e altruísmo tente ajudar e minimizar as carências, sofrimento e solidão dos inúmeros cidadãos que vivem na pobreza e sem condições de passarem o Natal com algum conforto e alegria.

A par destas situações verifica-se que parte da sociedade parece alhear-se duma realidade constrangedora que infelizmente existe na maioria dos países deste planeta há milhares de anos. Aproveitando a oportunidade das festas de Natal a maioria das casas de comércio, supermercados, hotéis, turismo, estâncias de férias,… etc. incrementam o volume de ofertas e vendas para melhor rentabilizar os seus negócios dando origem a uma grande e animada atividade nas cidades.

Assim o aspeto tradicional do “Espírito de Natal” onde a reunião familiar tinha por base a reflexão, veneração e comemoração religiosa do nascimento de Jesus vai perdendo o seu real significado ao ser substituída pela ruidosa euforia, iluminações, montras e compra de prendas, brinquedos, joias, etc. ..., para entretimento das crianças e adultos durante os convívios e festividades do Natal e passagem de Ano.

Assim para melhor entendimento do que é o Natal e o que ele deve representar para todos nós cristãos junto transcrevo um texto que estive a ler e que um amigo me enviou por mail. Este interessante e importante texto teria sido escrito por sua santidade o nosso Santo Padre - Papa Francisco.

"O Natal costuma ser sempre uma ruidosa festa; entretanto se faz necessário o silêncio, para que se consiga ouvir a voz do Amor.

Natal é você, quando se dispõe, todos os dias, a renascer e deixar que Deus penetre em sua alma.

O pinheiro de Natal é você, quando com sua força, resiste aos ventos e dificuldades da vida.

Você é a decoração de Natal, quando suas virtudes são cores que enfeitam sua vida.

Você é o sino de Natal, quando chama, congrega, reúne.

A luz de Natal é você quando com uma vida de bondade, paciência, alegria e generosidade consegue ser luz a iluminar o caminho dos outros.

Você é o anjo do Natal quando consegue entoar e cantar sua mensagem de paz, justiça e de amor.

A estrela-guia do Natal é você, quando consegue levar alguém, ao encontro do Senhor.

Você será os Reis Magos quando conseguir dar, de presente, o melhor de si, indistintamente a todos.

A música de Natal é você, quando consegue também sua harmonia interior.

O presente de Natal é você, quando consegue comportar-se como verdadeiro amigo e irmão de qualquer ser humano.

O cartão de Natal é você, quando a bondade está escrita no gesto de amor, de suas mãos.

Você será os “votos de Feliz Natal” quando perdoar, restabelecendo de novo, a paz, mesmo a custo de seu próprio sacrifício.

A ceia de Natal é você, quando sacia de pão e esperança, qualquer carente ao seu lado."

Papa Francisco

Gualberto Marques
Enviado por Gualberto Marques em 23/12/2016
Código do texto: T5860987
Classificação de conteúdo: seguro