O TEMÍVEL CÂNCER (1)

Quando o médico me disse que eu estava com um tumor maligno no lado direito da língua, confirmou-se a minha suspeita de que era câncer. Ele falou, com visível convicção, que a causa fora o cigarro, mesmo sem saber que fumei algum tempo.

Confesso que senti um nervosismo que há muito tempo não tivera. Uma sensação de tremor e paralisia ao mesmo tempo. A sensação foi tamanha que me senti como se já estivesse morto, tal é o poder da propaganda massificada no inconsciente coletivo de que o câncer é uma doença incurável e letal. Depois, comecei a me lembrar dos guerreiros Lula e Dilma, ambos venceram o câncer. Sem falar, em outros personagens da politica brasileira que até conviveram com o mal durante mais de 20 anos como Darci Ribeiro, Reitor da Universidade de Brasília, politico e escritor.

Não me lembro de casos semelhantes de pessoas humildes, mas certamente existiram ou existem aqueles, mesmo pobres, conseguiram vencer o câncer . Hoje, com o avanço da medicina e da tecnologia, a doença pode ser tratada, com sucesso , desde que seja detectada no inicio, é o que dizem os oncologistas.

No meu caso, estou empenhado em superar e ficar bom. Em termos de patologia, carrego desde os 40 anos o diabetes mellitus. Por desrespeito à dieta de um diabético, minhas pernas foram amputadas, por minha própria culpa. Talvez, a experiência de diabético indisciplinado sirva agora para enfrentar meu câncer inicial.

Já fiz todos os exames solicitados pelo médico. Do ponto de vista dos resultados, estou fisicamente preparado para entrar na faca. A cirurgia vai durar duas horas , à base de anestesia geral. E hoje tive a boa noticia dada pela enfermeira e cunhada Gracinha que o corte na parte da língua será naturalmente recuperada após o tratamento.

Até os próximos dias. Pretendo relatar mais um desafio entre tantos outros em nome da vida e até da própria morte. Esta não podemos evitar. É o ciclo natural e o destino inexorável da condição humana, animal, vegetal e do planeta terra.

samuel filho
Enviado por samuel filho em 25/12/2016
Código do texto: T5863122
Classificação de conteúdo: seguro