Dúvidas sobre o Universo

Como surgiu o universo? É uma pergunta sem resposta para nós pobres mortais! A teoria mais aceita no mundo científico é a do Big Bang ou Grande Explosão, que supostamente aconteceu a cerca de 14 bilhões de anos, conforme medições da radiação cósmica de fundo e radiação de fundo em micro-onda.

Eu, pessoalmente, não acredito na teoria do Big Bang, por vários motivos. Dentre eles, a falta de um ponto de explosão, pois se universo está se expandido, está se expandido de algum lugar, e neste ponto deveria haver um vazio. Outra dúvida é quanto a extensão do universo observável ser de 100 bilhões de anos luz e a sua idade 14 bilhões, o que significa que a expansão foi mais rápida que a velocidade da luz.

É sabido que o átomo de hidrogênio é o primeiro átomo que existiu, porque não existe outro átomo mais simples encontrado na natureza. O universo não foi criado do nada, porque na natureza nada se cria tudo se transforma. O universo foi formado em vários lugares ao mesmo tempo, por isso a sua homogeneidade em relação ao espaço e tempo. O universo está se expandindo devido a formação de novas estrelas, planetas, satélites e outros astros.

O átomo de hidrogênio é o primeiro elemento da tabela periódica e é formado de um próton e de um elétron, que ao passar de um nível mais alto à um nível mais baixo de energia emite um fóton ou espectro de luz; e assim surgiu a luz no universo. Das grandes concentrações de gás de hidrogênio (nebulosas) surgiram as estrelas, que ao fundirem o átomo de hidrogênio surgiu o hélio; e de outras sucessivas fusões nucleares vieram elementos mais pesados como ferro e chumbo.

A origem de todo o universo são as nebulosas de gás de hidrogênio que geraram estrelas. As nebulosas de poeiras e outros materiais pesados são oriundas do que sobraram de galáxias e supernovas, que se concentram para gerarem outras estrelas e planetas. Existem muitas gerações de estrelas. O nosso sol é uma estrela de 3ª geração, da categoria anã amarela, que pode durar cerca de 10 bilhões de anos. Uma anã vermelha pode durar até 100 bilhões de anos. As anãs são filhas de outras estrelas. Estrelas gigantescas duram em torno de bilhão de anos.

Não existe uma explicação de como se originaram o próton e o elétron que deram origem ao átomo de hidrogênio. As teorias das cordas, da mecânica quântica e da mecânica ondulatória tentam encontrar uma resposta. O que se sabe é que toda matéria é o resultado de uma energia condensada. A energia que originou o próton e o elétron é desconhecida. E se houve uma explosão para a fusão do próton e elétron para surgir o átomo de hidrogênio é uma incógnita.

Conforme os cientistas, sabemos apenas 4% do universo. Por isso, não podemos afirmar que algo é verdadeiro ou falso. Não sabemos como o universo se originou. Não sabemos o que é matéria escura e nem energia escura. Não sabemos os mistérios de um buraco negro. Não sabemos se existe um planeta igual à Terra, um Sol igual ao nosso Sol ou uma Lua igual à nossa Lua. Não sabemos o mapa do universo nem a sua direção. Não sabemos se após a expansão vira a contração. Não sabemos se o universo terá um fim e se outro universo irá surgir. É tudo suposição. O certo é que devemos aprimorar nossos estudos com novas tecnologias.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/12/2016
Código do texto: T5863825
Classificação de conteúdo: seguro