Trabalho de escola sobre a ditadura militar no Brasil

Nome, idade que a pessoa tinha quando ocorreu a ditadura militar?

Resposta: Eu José Carlos de Oliveira (Tangerynus) tinha 18 anos de idade quando ocorreu a ditadura militar.

1) - Em 1964, quando ocorreu o golpe militar, você tinha consciência do que estava acontecendo?

Resposta: Na época um grupo político de esquerda queria implantar no Brasil um regime comunista bolivriano, tipo governo de Cuba. Sendo que muitos brasileiros foram para Cuba aprender sobre guerrilhas urbanas. Vários grupos assaltavam bancos, chegaram a matar um jovem soldado do Exército brasileiro, promoviam vandalismo tudo em razão de uma ideologia comunista.

2) -Qual era seu ponto de vista diante da ditadura naquela época? Porque?

Resposta: Tratando-se de uma ditadura de direita ou de esquerda quem sofre as consequências é o povo. No meu entendimento os militares sendo os defensores da pátria não aceitavam a ideia de que o Brasil se tornasse um país comunista.

3) - Você sabia das torturas que as pessoas sofriam naquela época? Se sim, cite-as?

Resposta: Sabia pelos jornais e revistas da época. Jornal “Última Hora”, “Diário da Noite”, “Revista Cruzeiro”, e também pela mídia eletrônica, tais como emissoras de rádio e televisão.

Minha mãe trabalhava numa empresa de limpeza, locada no “Palácio das Industrias”, localizado no Parque Dom Pedro II que na época era um presídio, e quando fazia o serviço de limpeza ouvia pessoas gritando, chorando de dores.

4) - Você acredita que com a volta da ditadura militar a degradação da cultura que existe atualmente terminaria? Porque?

Resposta: Na minha opinião depois que os “Comunas bolivarianos” assumiram o poder a ideologia comunista está presente em todo lugar, e o que vemos são os principais atores políticos que queriam a “Ditadura Totalitária Comunista, estão presos. Acredito que dificilmente teríamos no futuro uma “Ditadura Militar”. O Brasil é dividido em várias regiões militares, e não há consenso para isso. A democracia não é perfeita mas ainda é o melhor sistema de governo. Quanto a degradação da cultura não sei dizer, pra mim a cultura está um caos. Ninguém respeita mais nada.

5) - Como a copa do mundo de 1970 influenciou na ditadura?

Resposta: Futebol uma paixão nacional nada tem a ver com a ditadura, apesar de muitos dizer que sim.

6) - Você acredita que pôr o Brasil ter sido bem na copa as pessoas esqueceram das torturas?

Resposta: Aqueles agentes políticos que passaram por torturas jamais vão esquecer. Muitos deles estão presos de novo por receberem propinas.

Recordo também que em 1962/1963, eu trabalhava numa tipografia, tipografia essa estabelecida na famosa “Zona do meretrício”, Rua Gal. Couto Magalhães, empresa que imprimia a “Revista Monitor Rádio & Televisão” bem próximo das estações: Sorocabana, Luz e Rodoviária, na época tinha o QG dos militares da Força Pública, de vez em quando os policiais prendiam pessoas tido como suspeitos de serem comunistas e desciam o cassetete.

Digo em razão de que eu ia levar provas em laudas (composições de textos linotipadas” para o escritório da revista, ali na Rua dos Timbiras após a Rua Santa Efigênia, e no caminho via cenas de arrepiar o cabelo.

Na Estação da Luz os militares colocavam nos painéis de propaganda as fotos, relação de pessoas procuradas pelo regime militar.

Morando na Vila Carioca, tinha um vizinho que morava no cortiço do português carvoeiro, uma família de nordestinos, sendo que um dos filhos ficou famoso, que virou sindicalista, virou deputado e chegou a presidência da república, o famoso “Lula”. Enfim estamos em 2016, e os comunas bolivarianos afundaram o nosso país.

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 27/12/2016
Código do texto: T5864256
Classificação de conteúdo: seguro