Feliz Natal e Próspero Ano Novo

Talvez não seja apropriada a hora para a lembrança, mas há de fato uma besta no homem capaz de leva-lo às maiores atrocidades que possamos imaginar. Como intermináveis sessões de tortura; assassinatos covardes de populações indefesas – homens, mulheres, crianças e idosos –; uso de produtos químicos e gases tóxicos em guerras que podem ser também bacteriológicas; guerras convencionais contra países com capacidade bélica muitas vezes inferior; sequestros e assassinatos de crianças (mexicanas, colombianas, brasileiras e de outras nacionalidades) cujos órgãos são utilizados em transplantes realizados em países desenvolvidos; práticas abusivas de atos de corrupção que deixam trabalhadores de uma cidade sem a percepção regular de seus vencimentos e a população sem atendimento médico e mínimas condições de segurança nas ruas ou em casa; e muitas outras aberrações concebíveis apenas no animal inferior que habita dentro de nós e que muitas vezes não nos julgamos suficientemente capazes de o dominar.

Natal nenhum vai dar jeito nisso. Nem Ano Novo. No entanto, devemos sempre esperar que algo de melhor aconteça. Até porque cada homem tem também dentro de si uma porção não inferior capaz de fazer frente à porção menor. É por isso que devemos desejar uns aos outros um Feliz Natal. E Próspero Ano Novo.

Rio, 23/12/2016

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 31/12/2016
Código do texto: T5868308
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.