Esperanças renovadas

Está acabando o ano de 2016, o qual será um ano inesquecível talvez, para muitos, no pior sentido da palavra. Para nós, brasileiros, não haverá como esquecer os escândalos de corrupção, as prisões dos políticos envolvidos na Lava-Jato, o impeachment, a PEC dos gastos públicos, o avanço do desemprego e a confusão que surgiu com as propostas da reforma da educação. Todos esses fatores apontam para um futuro incerto e nos aconselham a ser cautelosos quanto a expectativas exageradas da nossa parte.

Tudo isto aumentou a nossa natural sensação de insegurança que costuma nos atacar junto com tantas outras nas festas de fim de ano: muitas vezes, sentimo-nos alegres por podermos nos reunir com os que amamos; temerosos diante das expectativas futuras, nostálgicos, melancólicos por algum motivo que não conseguimos explicar bem e que talvez tenha a ver com o fim deste ciclo e com o começo de outro, pois todo final, bom ou ruim, é um pouco doloroso, já que significa que terminou uma trajetória na nossa vida e não somos mais as mesmas pessoas, tivemos que nos adaptar a novas situações e perdemos antigas ilusões.

Porém, o fim deste ano também poderá significar um tempo para renovarmos as nossas esperanças, pois devemos lembrar sempre que tudo está sempre mudando, inclusive nós mesmos, e que podemos aproveitar as lições que 2016 nos ensinou para lutarmos com mais força pelo que acreditamos e transmitirmos coragem às pessoas que amamos.