CASAS DE SOLIDARIEDADE E HUMANISMO

Inicialmente é preciso conhecer Jose Martí. José Julián Martí Pérez nasceu em Havana (Cuba) no dia 28 de janeiro do ano de 1853, tendo sido poeta, jornalista, filósofo e político. Criou o PRC - Partido Revolucionário Cubano - e planejou a Guerra Necessária (Guerra de 1895).

Conhecido em Cuba como "El apóstol", foi um dos pensadores de maior influência em seu país de origem, mas suas ideias transcenderam as fronteiras cubanas e se espalharam por diversas outras nações. Uma grande influência na vida de José Martí foi Rafael Maria de Mendive, a quem conheceu em Havana enquanto frequentava a escola secundária.

Ainda jovem, em 1869, José Martí disseminou vários materiais gráficos de cunho político fazendo com que fosse para a prisão e acabou sendo alvo de processos do governo, sendo três anos depois deportado para a Espanha, tornando-se a partir daí conhecido entre os intelectuais da época e obteve, no ano de 1874, doutorado no curso de Leis, Filosofia e Letras pela Universidade de Zaragoza.

Voltando a Cuba, ao comandar um contingente pequeno de cubanos patriotas em 1895, deparou-se de forma inesperada com soldados espanhóis nas cercanias de Dos Rios. No confronto, acabou sendo morto, tendo seu corpo esquartejado pelos soldados da Espanha, que exibiram seu cadáver à população, transformando esse grande líder cubano no primeiro mártir da libertação cubana.

A Casa da Amizade Brasil-Cuba do Ceará, Casa de Jose Martí, é um espaço aberto, sem cores partidárias, que abriga em seu quadro de sócios pessoas que, movidas por sentimento humanitário, sentem-se amigos de Cuba, de seu povo e admiradores de uma revolução que abriu caminhos de uma vida melhor e mais digna para um povo antes submetido à exploração, à miséria, ao analfabetismo e ao domínio de potências estrangeiras.

A permanência desta casa se faz necessária para que se possa continuar cultivando o respeito à luta do povo cubano, que defende a autodeterminação dos povos e o direito do povo cubano de escolher seu destino. Realiza debates, seminários, cursos sobre a economia, a política e a cultura cubana, organiza viagens e aproxima os brasileiros, particularmente os cearenses, de Cuba, de suas belezas naturais, das conquistas de sua revolução, de suas universidades, da simpatia e do calor amigo de seu povo.

A Casa de Amizade tem participado das Convenções Nacionais de Solidariedade à Cuba que se realiza anualmente no Brasil. Tem estado presente também aos encontros internacionais de solidariedade à Cuba, a cada dois anos em Havana. Organiza no Ceará a participação de pessoas interessadas em encontros específicos promovidos em Cuba como os de Educação, Saúde, Turismo, Sindicalismo e outros.

O Instituto Cubano de Amizade Com os Povos (ICAP) foi criado em 30 de dezembro de 1960, organiza anualmente, em conjunto com o Movimento Mundial de Solidariedade com Cuba, as “Brigadas Internacionais de Trabalho Voluntário”, que chegam àquela ilha oriunda de todo o mundo e que são acolhidas no Acampamento Internacional Julio António Mella, situado a cerca de 40 quilômetros de Havana.

Participa também na atenção a milhares de jovens bolsistas estrangeiros provenientes dos países do Terceiro Mundo que chegam a Cuba para realizar a sua formação acadêmica, ajudando a completa integração desses alunos nas várias universidades espalhadas pelo país. O ICAP, entretanto, não é somente um veículo para fazer chegar ao povo cubano os bens materiais da solidariedade mundial, mas também, como todo o povo cubano, tem orgulho e satisfação em retribuir, e o faz enviando profissionais médicos, por exemplo, para inúmeros países de todo mundo onde seja necessária a atuação desses profissionais especializados em desenvolver seus trabalhos em ambientes adversos.

A solidariedade não só beneficia quem a recebe, também enobrece quem a pratica.

thiticobomfim
Enviado por thiticobomfim em 01/01/2017
Código do texto: T5868812
Classificação de conteúdo: seguro