Ao 200.000.000º brasileiro

Bem vindo! Seu país é Pindorama, apelido Brasil. Ouça os conselhos de um compatriota romântico:

Seja cauteloso e não se deixe levar pelas idéias de que você descende de um povo preguiçoso e incapaz.

Olhe o passado de sua gente, leia os poetas brasileiros que cantam as coisas de um país lindo e rico em belezas e riquezas naturais.

Seja ágil, quando tiver algo importante para realizar, para revolucionar faça-o. Não aceite que outros (poderosos) lhe substituam. Acredite: eles farão o contrário.

E ao redor de sua casa, se você vê apenas muros, cerca elétrica, asfalto, carros, fumaça... Saiba que neste lugar já existiu espaço livre para brincar, com passarinhos coloridos, pequenos e livres que cantaram, pularam e brincaram sobre as árvores.

E se você morar perto de um rio enorme que corta uma enorme floresta; se você conhecer passarinhos, macacos, peixes coloridos e vaga-lumes sinta-se privilegiado. E saiba: qualquer dia desses vai aparecer alguém aí querendo prendê-los. Não permita. Se forem extintos lhe farão muita falta no futuro.

Embora encontre um país cheio de dificuldades ame-o. Este pode ainda ser o melhor país do mundo.

Itapipoca, 27 de outubro de 2006.

Em tempo: quando digo rio enorme ou floresta enorme é porque para uma criança qualquer riozinho pode parecer um riozão, idem para a floresta.