A vitória de Donald Trump

No dia 20 de janeiro deste ano em uma cerimônia no Capitólio, em Washington, capital dos Estados Unidos da América, o republicano Donald John Trump, 70 anos, será empossado como o 45º Presidente da maior potência mundial. Em seu discurso de vitória Trump disse que recebeu uma ligação da candidata democrata, Hilary Clinton, admitindo a derrota e parabenizando-o pela vitória; agradeceu aos seus apoiadores e eleitores que ali comemoravam, e pediu a união dos democratas e republicanos, dizendo que é tempo de “estarem juntos, como um povo unido”.

Ao invés de Trump que nunca exerceu um cargo político, Hilary tem uma carreira sólida, por ter sido primeira dama do país no Governo de Bill Clinton, senadora, além de exercer outros cargos. Trump é conhecido no país por ser um empresário bem sucedido, excêntrico e ligado às mulheres bonitas, e ter apresentado na televisão NBC o reality show intitulado The Apprentice ou em português O Aprendiz. Durante a campanha eleitoral Trump ainda causou polêmica com declarações inusitadas, como a que pegava “as mulheres pelas partes íntimas”.

Para os analistas em política, Trump não tinha apoio da mídia nem de artistas hollywoodianos e tampouco de intelectuais e ainda lutou contra o partido do Governo. As pesquisas eleitorais davam como certa a vitória da candidata do partido democrata, a ex-primeira dama; por isso não devemos acreditar em tais pesquisas. Trump não acreditou e foi em frente com sua irreverência e jeito brincalhão e ganhou a simpatia de grande parte do eleitorado americano. O que parecia um sonho se tornou uma realidade. O resultado da apuração dos votos pegou muita gente de surpresa. E muitos ainda não engoliram o velho Trump.

Na cerimônia de entrega do Globo de Ouro, a atriz Meryl Streep criticou acintosamente por 06 minutos Donald Trump por ter imitado os cacoetes de um jornalista deficiente físico na campanha eleitoral e ameaçar expulsar os estrangeiros ilegais. Em sua página no Twitter, Trump negou ter zombado do jornalista e que foi apenas uma brincadeira a uma crítica que recebeu do mesmo; e contra-atacou: “Meryl Streep é uma das atrizes mais superestimadas de Hollywood. Uma puxa-saco de Hilary, que perdeu feio na eleição”.

Há de se considerar que Meryl Streep (67) é uma das atrizes mais respeitadas no país, mas não é hora de fazer críticas a um presidente eleito, é hora da união de perdedores e vencedores. É hora de todo cidadão americano torcer para que Trump faça um bom governo e que o país volte a crescer. Depois do primeiro presidente negro, os EUA elegem o presidente mais velho de sua história, mas com um espírito jovem e com um cabelo loiro e espalhafatoso, que inspirou o personagem Biff Tannem (terror do jovem Martin McFLy), do filme De Volta para o Futuro (1989), e que chegou a ser prefeito de Chicago depois de ficar muito rico no segundo episódio da trilogia. Coincidência ou não, passados 27 anos Donald Trump chega à presidência dos EUA.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 14/01/2017
Reeditado em 16/01/2017
Código do texto: T5881726
Classificação de conteúdo: seguro