Pessoas são mistérios do universo...

Pessoas são mistérios do universo... - Kenne Dy

Ela esvaziava seu armário como se fosse um ritual, a cada livro que tirava tentava entender o que havia acontecido consigo. Desde criança sonhava em ser professora, levava a coisa tão a sério que estudava mais do que as coleguinhas para depois brincar de professora com elas. Agora, depois de 30 anos de magistério, aposentava: o seu coração não batia mais de emoção, o amor pela educação se foi, ficou apenas uma pessoa cheia de amargura, que perdeu seu ideal.

Continuou a sua missão, agora mais apressada, aquele seria o seu último dia na escola, tinha que entregar o armário, para o outro colega assumir. Durante muito tempo militou bravamente em sala de aula, doou-se: sangue, corpo e alma, lutaram com toda a sinceridade pela educação das crianças.

Parou no tempo a descansar, lembrou então de uma colega professorinha de português, contemporânea sua, que fora muito esforçada também, mas morrera em sala de aula. No dia seguinte à sua morte, a escola não parou pra homenagear aprofessora, colocaram um substituto, imediatamente em seu lugar, e ela ficou no esquecimento.

Últimas das últimas, volta ao trabalho, e finalmente termina segurando em uma das mãos, um coração velho de origami, onde mal estava escrito, mas podia se decifrar- eu te amo, enquanto que na outra, um contra cheque de professora aposentada que definia claramente qual era a sua dignidade depois de tantos anos de serviços prestados.

Amassou o contra cheque e o origami, rompeu o silêncio com um último suspiro contemplativo, ensaiou um choro olhando ao redor pra ver se alguém conferia aquele momento- ninguém; então foi embora, assim como chegou ninguém notou a sua saída,somente o armário entendeu o que acontecera.

Kenne Dy