O QUE É FELICIDADE?

O QUE É FELICIDADE?

"A felicidade é determinada mais pelo

estado mental da pessoa do que por

acontecimentos externos."

(Dalai Lama, em A Arte da Felicidade)

Não me agrada definir o que é felicidade, pois assim estabeleço uma condição para o que é se sentir feliz. Desta forma, iria me enclausurar neste conceito. Perderia, assim, todas as outras possibilidades. Então, já não é mais felicidade. Eu poderia dizer que ela está para mim muito ligada à liberdade: no pensar, no agir, no me expressar.

Para mim felicidade é também ter a consciência de que a vida sempre me pode trazer algo de novo e que nela existe uma porta aberta, que me pode levar, sempre que eu permitir, a novas experiências. E é por isso que a vida é tão instigante. Vai sempre existir a possibilidade de aprender alguma coisa nova, não importa em que campo, e isto me deixa também feliz. Muita coisa me interessa, por isso estou sempre à espera – e às vezes quase certa - de que algo novo está no meu caminho, a fim de me proporcionar a oportunidade de aprender ou ensinar não importa o que.

Na minha prática de meditação, passo muitas vezes pela experiência de me sentir una com a natureza, não sabendo mais quem é ela e quem sou eu. Essa sensação de plenitude também comparo a uma forma de felicidade.

Outra, é sentir meu corpo livre, que pode caminhar, correr e estar aberto à sensibilidade de todos os meus sentidos, experienciando a dimensão de todos os toques.

Felicidade é uma boa trepada com alguém que a gente ama e pode até ser com alguém que a gente goste só um pouquinho.... É viver e ter cada vez mais consciência do que é importante e do que é supérfluo em cada momento, é conseguir a cada dia estar mais inteira em tudo o que se faz, estar inteira com os sentimentos, com a amorosidade.

Poderia dizer que felicidade é estar verdadeiramente presente naquilo que se faz e viver cada experiência intensamente.

Ecila Huste // Julho 2004

Ecila Huste
Enviado por Ecila Huste em 23/01/2017
Código do texto: T5890994
Classificação de conteúdo: seguro