O DESAFIO DO TOQUE

O DESAFIO DO TOQUE

Cada vez que leio alguma coisa que me “toca”, escrevo. Sempre acho que um dia vou querer passar adiante para alguém que vai se sensibilizar com o assunto como eu. Na realidade eu sou apenas o veículo que faz com que o assunto chegue até mais alguém.

Tudo o que se faz, de alguma forma, toca o outro e vice-versa. Às vezes a gente acha que não toca, porque o outro não se manifesta a respeito. Mas, o mais provável, é que naquele momento ele não conseguiu demonstrar...

Nossas ações são sempre um grande desafio, porque elas têm sempre de lidar com o inesperado, com o desconhecido do outro sujeito – e isto é o que mais encanta - e não se sabe nunca como vão retornar.

Sou artista plástica e cada vez que me lanço sobre uma tela, também não sei o que vai acontecer. O lidar com o espaço novo e desconhecido da tela branca me encanta e me desafia ao mesmo tempo. E quando dou o trabalho por pronto, não sei como este vai tocar o outro, que tipo de sentimento vai despertar. Medo, desconforto, raiva, mal estar, encantamento? Mas não cabe ao artista se preocupar com isso.

Eu me dedico a duas atividades que parecem muito diferentes - sou terapeuta e artista – e volta e meia ouço a pergunta: como pode misturar o trabalho de artista com o de terapeuta? E por que não, se ambos lidam com a sensibilidade?

Este outro toque, o terapêutico, seja através da palavra, seja através de um exercício energético, seja através do espiritual, vai mobilizar cada pessoa que o recebe de maneiras muito diferentes. Ser terapeuta e ser artista é saber que se vai lidar sempre com o inesperado, com o desconhecido, para si e para o próprio paciente, é estar pronto para lidar sempre com o risco.

Somos todos seres únicos e não há uma bula para se seguir quando lidamos com o humano. Precisamos ter a certeza de que não há uma “receita de bolo” a ser aplicada para todos igualmente. Somos diferentes estrelas num mesmo universo ...

A diversidade do ser humano é absolutamente fascinante e a possibilidade da troca, o grande desafio.

Ecila Huste

Ecila Huste
Enviado por Ecila Huste em 24/01/2017
Código do texto: T5891636
Classificação de conteúdo: seguro