O que nos falta

Tenho refletido sobre uma sensação comum a muitos de nós: a de que falta "algo" em nossas vidas, algo que nos realize, torne nossas vidas mais completas. Mas o que seria esse "algo"? Com certeza, não é de natureza material, embora boa parte da humanidade, um tanto tolamente, ainda perca tempo e energia buscando bens materiais e prazeres passageiros que podem se perder do dia para a noite. Quantos homens e mulheres não se acham melhores só porque têm mais bens do que os outros, esquecendo que, uma vez que os percam, perde-se também todo seu referencial de valor, tudo aquilo que lhes dava status.

Termos bens materiais e não passar necessidades não basta para sermos felizes. É preciso estarmos satisfeitos interiormente. Do que adianta, por exemplo, termos um alto padrão de vida se não temos carinho e respeito? Assim, o que podemos dizer que seja esse "algo"? Não é fácil de definir, talvez não seja mesmo possível de definir em poucas palavras, principalmente porque felicidade pessoal e satisfação interna são conceitos extremamente subjetivos, os quais variam de indivíduo para indivíduo.

Contudo, é certo que não devemos negligenciar esta sensação de que nos falta alguma coisa para que nossa vida seja mais completa. Cabe a nós aproveitarmos a ocasião para uma reflexão, na qual poderemos aproveitar para nos conhecermos melhor.