Australian Open 2017

A Oceania é um pequeno continente situado no outro lado do planeta, no hemisfério sul, com uma área em torno de 9 milhões de km² (pouco maior que o Brasil e menor que a Europa), é formado pela Austrália, Nova Zelândia e ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia, compreende 16 países e 22 dependências, e cercado pelos oceanos Índicos e Pacíficos. A Austrália que ocupa a maior ilha com uma área de 7.692.024 km2 é o sexto maior país em extensão territorial, perdendo para Rússia, Canadá, China, Estados Unidos da América e Brasil, e com uma população estimada em 23 milhões habitantes apresenta densidade populacional de 2,8 por km² uma das mais baixas no mundo.

A capital da Austrália é Camberra, que tem 355.585 mil habitantes (2011). Sidney com 4.293 milhões de habitantes (2012) e Melbourne com 4.087 milhões de almas (2012) são as cidades maiores e mais famosas. A Austrália é o país com o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), atrás apenas da Noruega. É um país rico e de um povo acolhedor, e mesmo distante atraí muitos imigrantes e turistas. Os aborígenes (povos nativos) que correspondem 1% da população são conhecidos mundialmente. E alguns animais exóticos como o canguru, o ornitorrinco só existem no continente australiano.

A cidade de Melbourne é conhecida no mundo do tênis por sediar o primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open. O Australian Open 2017 ocorreu entre os dias 16 e 29 de janeiro. No sábado e no domingo passados aconteceram as decisões de todas as categorias. Como o fuso horário de Melbourne está 12 horas na frente do Brasil, eu tive que madrugar para assistir os jogos ao vivo.

No feminino, a americana Serena Williams venceu a sua irmã Venus Williams por 2 sets a 0. Venus, 36 anos, é a mais velha das irmãs Wiliams, ex-número 1 do ranking de simples e de duplas, já conquistou 07 Grand Slam em simples e 13 em duplas e 02 Grand Slam em duplas mistas, um total de 22 títulos de Grand Slam, e abriu caminho para Serena. Com a vitória, Serena atingiu 23 títulos de Grand Slam, e está a uma vitória de alcançar a australiana Margaret Smith Court. Serena volta a ser a número 1 do ranking da WTA, posto que havia perdido ano passado para a alemã Angelique Kerber. Para a alegria de seus fãs, Serena voltou a ter autoconfiança em seus saques e a se defender melhor.

E no masculino, em uma árdua batalha o suiço Roger Federer venceu o espanhol Rafael Nadal por 3 sets a 2. Foi uma final inesperada, pois embora sendo os dois melhores tenistas da história não ganhavam Grand Slam a algum tempo. Até então a última conquista de Grand Slam de Federer foi o Wimbledon em 2012 e de Nadal foi o Roland Garros de 2014. Nas apostas eram vistos como zebras, pois Federer, 35 anos, considerado velho, estava se tratando de uma contusão e há 06 meses não disputava um torneio; e Nadal também vinha de uma lesão e 03 meses sem jogar. Com a vitória Federer chegou a 18 títulos de Grand Slam e reina absoluto, e Nadal continua na 2ª posição ao lado de Peter Sampras com 14 títulos. No ranking da ATP, Federer conquistou a 10ª posição e Nadal a 6ª posição.

Roger Federer como cabeça de chave número 17 não pensava em conquistar o título, e sua intenção era apenas poder voltar a participar de um grande torneio, mas ganhou confiança e venceu jogos importantes e chegou a final contra Nadal, que não vencia a um tempo. Federer usou a técnica e a experiência para vencer o valente Nadal. Federer pregou uma lição a todo esportista e amante do esporte, que não existe favorito ou vencedor antes do jogo terminar, que todo resultado é imprevisível, pois vence que lutar melhor e persistir até o fim independente da força ou da técnica. Federer e Nadal são bons exemplos para o tênis e outros esportes. E estão de parabéns!

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 03/02/2017
Código do texto: T5901542
Classificação de conteúdo: seguro