Lá como aqui

Não precisaríamos ser lembrados por um cientista político de Harvard, como Marty Linsky, também especialista em mídia, que "os compromissos de campanha são feitos para serem quebrados". Lá como aqui.

Lula, por exemplo, durante a campanha prometeu combater a CPMF. Depois de eleito chegou a lutar flagrantemente pela sua aprovação. Por uma questão de justiça, devemos dizer que seus opositores à época, ou antes disso, mais vinculados à chamada direita, certamente devem ter feito promessas que não cumpriram.

Por outro lado, com relação à Bush, aqueles que pensaram que ele estivesse comprometido com o não aumento dos impostos, quando foi eleito, se esqueceram de que "eleições e governo são dois tipos de jogos diferentes, jogados com regras e objetivos distintos... O propósito da eleição é a vitória", como lembra Marty Linsky, assinalando o cinismo dos mais sofisticados.

São situações de que muitas vezes nos esquecemos quando, num plano inferior, compomos a plateia para escutarmos sob o palanque o discurso dos candidatos. Mais importante que suas promessas é a vida pregressa do indivíduo e o que com ela ele terá feito no sentido de atender ou lutar pelos pleitos dos menos privilegiados, merecendo assim a confiança desses eleitores.

Rio, 04/02/2017

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 06/02/2017
Reeditado em 06/02/2017
Código do texto: T5904007
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.