O TRABALHO É UMA FESTA

Para mim é um pipocar de rojões e fogos de artifício, um badalar de sinos na festa da catedral, é como uma sinfonia executada por uma renomada orquestra.

No início um árido chão, como um diamante bruto lapidado e polido que se transformou numa joia rara, agora nosso amado torrão, que foi preparado e adubado, por fim tudo foi plantado e se tornou nossa pequena e modesta chacrinha. As árvores cresceram e produziram lindos e deliciosos frutos, nossa "academia "natural que gera energia e nos dá saúde, prazer, alegria e felicidade.

Sendo um trabalho braçal, sob um sol escaldante tonifica o corpo e enobrece a alma. Se alguém gosta de um serviço bem feito e esmerado, faça você mesmo, desde que saiba executá-lo. Estou dizendo isso por experiência própria, pois tenho trabalhado numa pequena chácara da minha família, sob um calor de mais de 30 graus, até o meio dia, porque trabalhar o dia todo é sacrificar demais e a minha idade não permite tanta regalia.

Já foi dito há muito tempo que os olhos dos donos ajudam na formação da propriedade.

Estou me surpreendendo com as energias que ainda tenho, contribuindo com a natureza. Meu trabalho consiste em podar árvores frutíferas, com um pouco de prática e intuição, porque toda atividade exige técnica. A árvore com muita folhagem e enormes galhos não produz a contento é necessário desbastá-la depois da colheita, ela ganha nova vida e respira melhor, o sol penetra em suas folhagens dando o vigor que ela necessita.

A satisfação é enorme vê-la com outra estética, mais leve e recebendo a brisa e o calor do sol em suas entranhas, a produção tende a aumentar.

Minha filha, também com muito esmero, apara as gramas com trabalho artesanal, todas da mesma altura, parecendo um tapete verde e ainda coloca os adubos e cobre com adubo natural, dando energia e satisfação para as árvores em geral. Suores escorrendo pelo corpo e recebendo copos e copos de água e com essa troca de líquidos, limpa e fortalece todo o organismo, engrandece e tonifica o espírito pela satisfação que o labor produz. Minha esposa tem ajudado em muito nessa árdua e gratificante tarefa, demonstrando também muita energia e força e o meu genro quando pode dá uma ajuda.

Trabalhar com satisfação é uma virtude que devemos ir cultuando e aprimorando no decorrer da vida. O trabalho é necessário, salutar e é também uma bênção divina.

Quem vive no ócio não sabe avaliar tais afirmações.

Que venha mais trabalho todos os dias de nossa vida!

http://recantodasalamandas.blogspot.com.br/

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 08/02/2017
Reeditado em 10/11/2020
Código do texto: T5906117
Classificação de conteúdo: seguro