Sou de Mimoso de Goiás

Do enlace de Odom Rodrigues Pimentel (in memoriam) e Conceição José Martins (in memoriam), eu vim ao mundo. Eu nasci em uma fazenda às margens do Rio Bom Jesus (lugar bom de se refrescar junto à natureza) no município de Mimoso de Goiás. Meu pai com 24 anos e minha mãe com 20 anos eram arrendatários. Minha irmã mais velha e meu irmão mais velho morreram ainda crianças. Na época havia muita mortandade infantil devido a falta de assistência médica na zona rural.

O meu avô Febrone José Martins e minha avó Santina Lucas de Almeida (pais de minha mãe) eram negros, provavelmente descendentes de escravos, viviam da pequena agricultura e da criação de algumas cabeças de gado. Febrone era integrante da folia de Reis, gostava de cantar e compor. O meu avô Justiniano Furtado Mendonça e minha avó Donatila Rodrigues Pimentel (pais de meu pai) eram da cor branca, tinham um pedaço de terra. Conforme antigos parentes, Justiniano veio de Minas Gerais e Donatila tinha origem nordestina. Minha avó Donatila era excelente costureira, separou-se de meu avô e foi morar perto de meus avós maternos.

Meu pai encantou-se pela minha mãe e aos 14 anos engravidou-a e fugiram, pois naquela época era uma afronta aos bons costumes. Um irmão de minha mãe aproveitou da situação e fugiu com a irmã de meu pai. Os dois casais retornaram, casados, e a paz reinou. E outro irmão de meu pai casou-se com a outra irmã de minha mãe. Meus pais foram os primeiros a deixar a região, com destino a Pirenópolis, Anápolis, Brasília e Goiânia, onde erradicamos.

Em 1975 o distrito de Mimoso de Goiás foi desmembrado do município de Niquelândia devido estar distante 166 km e não receber nenhum benefício. Em março de 1980 por meio de um plebiscito foi anexado ao município de Padre Bernardo. E em 30 de dezembro de 1987 foi finalmente emancipado por uma Lei Estadual. O município de Mimoso de Goiás está localizado na região leste e distante 267 km de Goiânia e 134 km de Brasília, tem uma área de 1.386,910 km² e uma população de 2.723 habitantes (2014). O outrora povoado de Mimoso surgiu no século passado ao redor de uma capela construída na fazenda Retiro do Mimoso, e se desenvolveu a partir de 1955 com a feitura de um campo de futebol.

Mimoso de Goiás está distante de Padre Bernardo 20 km, separados pelo Rio Maranhão afluente do Rio Tocantins. Ambas as cidades fazem parte do entorno de Brasília e recebem benfeitorias do governo do Distrito Federal junto com o crescimento populacional. Na década de 80 Mimoso e Padre Bernardo não tinha benfeitorias como eletricidade, asfalto e escolas. A travessia do Rio Maranhão era feita através de canoas, e nem os carros pequenos passavam. A região de Mimoso era isolada, só havia estradas de carros de boi e trilhas de cavalo. As pessoas se locomoviam no lombo de um cavalo ou a pé. Naquela época quando visitávamos os nossos parentes, fazíamos o trajeto de até 20 km a pé ou a cavalo passando por chácaras, sítios e fazendas, e apesar de cansativo era divertido.

Hoje muita coisa mudou, o progresso chegou. Há ônibus, muitos carros e gente estranha, pois muitos moradores venderam as suas propriedades para latifundiários, criadores de gado, plantadores de soja, milho, etc. Muitos parentes também migraram para grandes centros como Anápolis, Brasília, Goiânia, São Paulo e até para outros países em busca de sonhos a realizar, como o de fazer uma faculdade e arrumar um bom emprego. Mas ainda tenho muitos parentes morando na região como tios e primos, e de vez em quando os visito para matar as saudades e contar as novidades.

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 09/02/2017
Reeditado em 04/12/2021
Código do texto: T5907429
Classificação de conteúdo: seguro