Nomes Simples Mexicanos

O México está formado por mais de cinquenta povos indígenas, incluindo olmecas, chichimecas, huastecas, tlaxcaltecas, zapotecas, toltecas, mistecas, totonecas, astecas e... maias. Vários destes povos ainda hoje falam suas línguas tzotzil, tzetal, tarahumara, parépecha, entre outras, muito simples, e a maioria também fala espanhol. Para uma boa pronúncia, basta decorar que “ch” é pronunciado “tch”, “v” e “b” estão invertidas, “e” e “o” são fechadas, e “j” e “x” são o nosso “r” inicial. A ver? “Mé-hi-co” -) Não tem como ser difícil...!

Algumas cidades mexicanas tiveram origem em povoados indígenas, que se chamaram, em seus respectivos idiomas: Tenochtitlán, Teotihuacán (lugar onde os homens se tornam deuses), Tepoztlán, Tepotzitlán, Tepotzotlán e Cuauhnáhuac (lugar das árvores sussurrantes). Também há Ciauhtémoc, Xochicalco, Xicotepec (lembrar do “x”), Teziutlán, Tizatlán, Chacnopalán, Tehuacán, Ixmiquilpán, Atlacomulco, Huamantla, Cuautla, Atlixco, Tlaxcala, Cacaxtla (lugar onde a chuva morre na terra), Xochitécatl, Tepeyahualco, Maztlán, Norogachi. E no Norte: Chihuahua, Areponapuchi, Guanahuato, Pátzcuaro, Cuyutlán, Tzintzuntzan, Tanchanchín, Xilitla, Erongarícuaro, Teotitlán, Tlalixtac. Mais ao Sul: Tuxla Gutiérrez, Yaxchilán, Tlacotalpan, Quiahuiztlan, Coatepec, Minatitlan, Coatzacoalcos, Tlapacoyan, Dzibilchaltún, Dzibalchén, Dzibanche, Kangunilkín, Xpujil, Xcaret, Xcalac, Xlapak, Oxkutzcab, Chichén Itzá, Ekbalam (onça-preta). Nomezinhos fáceis em cada língua.

Nos sítios arqueológicos onde se localizavam essas cidades havia palácios: Tetitla, Tepantitla, Yayahuala, Quetzalpapalotl (das aves-borboletas mitológicas), Tlalocán (paraíso das chuvas), Tzinacalli (local da cremação dos mortos em combate). Também havia templos, como o Santuário de Tzompantli (muro de crânios) ou Mexcaltitán (lugar do templo da lua), construídos por reis como Topiltzín ou Yahaw Chan Muwan.

O sincretismo religioso mexicano entre o catolicismo espanhol e as religiões animistas dos nativos produziu novos santos para a cristandade: San Francisco Acatepec, San Juan Parangaricutiro, San Pedro Tututepec, San Gabriel Mixtepec, San Francisco Cozoaltepec, San Pedro Pochutla, San Bartolo Coyotepec, San Antonio Arrazola, San Jerónimo Tlacochahuaya, San Domingo Tomaltepec. E santas, como Santa Maria Tonantzintla, Santa Ana Chiauhtempan, Santa Maria Huatulco, Santa María Atzompa. Seus nomes são formados pelo nome do santo católico e um “apelido” indígena da região dos devotos, como é evidente.

Já o elenco dos deuses originais dos povos indígenas mexicanos inclui Chac, ou Tlaloc, ou Chalchiuhtlicue (o deus das chuvas). Também havia Kukulcan ou Quetzalcoatl (a serpente emplumada), Tlahuizcalpantecuhtli (a Estrela da Manhã), Tepoztectl (do pulque), Camaxtli (da caça), Huehuetéotl (dos idosos), a deusa Coatlicue e seus filhos Coyolxauhqui e Huitzilopochtli (da guerra), o casal de deuses Mictlantecuhtli e Mictecacihuatl (da morte), Cihuateotl (dos partos), Ixchel (da fertilidade), Xipe-Totec (da primavera), o casal de deuses da criação Tonacatecuhtli e Tonacacihuatl. Como se vê, os nomes dos deuses são ainda mais fáceis.

Grande parte dos lugares formados na natureza conservam seus nomes indígenas. Por exemplo, os vulcões Popocatépetl (montanha fumegante), Iztaccíhuatl (dama adormecida), Paricutín, a montanha Citlatépetl (montanha estrelada), as colinas Tepozteco, o Vale de Tlacolula, a Região de Tamoanchán (paraíso terrestre). Também muitas águas mantêm seus nomes: as Fontes termais de Recohuata, Cascata de Basaseáchic, Baías de Tenacatita, Cuastecomate, Balneários de Tequisquiapán, Ixtapa, Zihuatanejo, Poço natural de Dzibilchaltún (local com escritas nas pedras planas), Poço natural de Dzitnup, Bosque de Chapultepec, Salto de Eyipantla, Golfo de Tehuantepec, Ilha de Tanaxpillo, Laguna Manialtepec (local das águas da fonte). Lugares belos e nomes fáceis de memorizar facilitam o turismo na região.

A exceção é Yucatán, a região nomeada pelos espanhóis com a resposta dos maias para sua questão “Como se chama este lugar?”. “Yucatán” significa “Não te entendo”. No mais, todos os nomes são muito smples!

Aline Vieira Malanovicz – 12/02/2017