Intrincado Ser

Mesmo em momentos tristes, quando o coração se retrai e o sentimento de vazio nos oprime, surgem acontecimentos que apaziguam nossa alma: A flor que se abre, o passarinho que canta e, principalmente, a atenção dos amigos

Hoje não foi diferente

A neta chegou cheia de entusiasmo. Vasculhou meus livros de receita. Descobriu, junto a estes, cadernos antigos que pertenceram a antepassados: Memórias culinárias de mais de 100 anos: ortografia ultrapassada, termos já em desuso até difícil de traduzir; letras bem trabalhadas, de tias que nem cheguei conhecer. Guardo tudo com respeito e admiração.

No desfolhar das páginas deste achado, foram surgindo: histórias, lembranças, recordações, especulações sobre a época em que os mesmos teriam sido escritos. Momento de leveza e aconchego, que acalentou meu coração.

Entendi que a vida, apesar de passageira, deixa marcas que se transmitem por gerações: Como elos de uma corrente de alternância infinita de dores e alegrias. A percepção dessa trama nos ajuda a aceitar o presente e perceber o futuro.

As estações do ano se sucedem, independente da vida de cada ser humano. Entretanto, a essência que nos modela é composta da infinita energia que comanda o universo e, para nossa inquietação, somos seres conscientes de si mesmo, do outro, e do tempo. Como se não bastasse, ainda guardamos em nós: confusos sentimentos de amor, ódio, tristeza, alegria, inveja, orgulho e... saudade. Tudo transitório, dentro do espaço de tempo em que permanecemos consciente de nós mesmo , mas infinito no que nos transcende.

Intrincado Ser !..

Tantas reflexões surgidas a partir de um velho livro de receita!

Nada mais?...

Claro que sim.

O apetite falou mais alto e a parte humana se manifestou em forma de pães, e odores apetitosos a serem apreciados com chá e café.

A vida se manifestando em saborosos e afetuosos momentos de coisas simples: Como um lanche feito pela neta, rodeado de lembranças.

Lisyt

Lisyt
Enviado por Lisyt em 15/02/2017
Reeditado em 06/01/2019
Código do texto: T5913427
Classificação de conteúdo: seguro