RUBIÃO

Rubinho era como chamavam o menino esperto, cujo nome era Rubião, em homenagem ao avô, sanfoneiro de mão cheia. Mas para mãe era apenas Rubi, pelo brilho dos olhos e pela preciosidade que ele representava.

O casal, morador de uma cidade do interior, tinha mais três filhos. Sendo Rubinho o caçula, era ele que ficava em casa com a mãe enquanto os irmãos maiores iam às lides da lavoura, acompanhando o pai, agricultor, que tirava da terra e da colheita do milho o sustento da família.

Era difícil a vida do casal, tendo portanto que atender primeiramente as necessidades básicas dos filhos. Por isso Rubinho não tinha muitos brinquedos, mas entre os poucos que possuía, havia um que era a alegria dos seus

quatro anos e que era o seu preferido, do qual não se desgrudava: o pequeno violão plástico. Foi presente de um tio, que tentava despertar no pequeno, o talento musical, que dizia ser herança de família.

Sendo o casal muito querido na redondeza, eram sempre visitados por vizinhos, amigos ou parentes. Nessas ocasiões, Rubinho sempre chegava de mansinho, espiava pela porta meio aberta e aproximava-se com o violãozinho. Os visitantes adoravam a chegada do menino de olhos de rubi e logo pediam que ele tocasse alguma música. O menino corria e envergonhado escondia-se.

Naquele sábado, como de costume, havia na casa diversas visitas, sendo uma delas Dona Constância, que trazia consigo a filha Berenice, magricela e meio vesga, tinha a fama de ser estabanada. Pois nesse dia, fez jus ao apelido. Estando Rubinho encostado à porta, eis que surge Berenice, que descuida-se e cai, derrubando consigo o menino, que vê desesperado, saltar ao longe e aos pedaços o pequeno violãozinho. Dona Constância corre, acode a filha e grita: "não vistes o menino Rubião?"

Duas lágrimas correm. Rubinho chora porque sabe que não quebrou-se apenas seu violão, mas também o seu coração....

Quantas vezes, no inicio de nossa caminhada, tivemos nosso violões quebrados? Questionamos hoje, será que um acontecimento desse porte não teria interrompido o florescer de uma carreira de gloria ou evitado o nosso ingresso num mundo de degradação?Teriam evitado desastres ou teriam sido quebrado sonhos ?

CEIÇA
Enviado por CEIÇA em 17/02/2017
Reeditado em 10/02/2024
Código do texto: T5915556
Classificação de conteúdo: seguro