Mensagens que edificam - 280

"O que os olhos não veem o coração não sente"

Se esta máxima fosse mesmo verdadeira a crença estaria perdida. Se os pilares da religiosidade estão todos fincados na fé, que é a valoração absoluta do abstrato, como concordar com algo que dessensibiliza o coração na impossibilidade de ver? A visão, sem sombra de dúvidas, é o sentido mais posto à prova no âmbito da prática religiosa, por isso mesmo a ênfase dada ao incrédulo Tomé: "Bem-aventurados os que não viram e creram. " E ainda a afirmação, na ressurreição de Lázaro: "Se creres, verás a glória de Deus."

Nota-se que neste universo conjecturável a visão imposta de maneira convergente e avessa é o trunfo para fazer prevalecer o que o texto "sagrado" pretende transmitir. Num dado momento você pode ser um afortunado por não ver, mas cegamente crer, noutra situação se você crer você verá. Mesmo que alguém atribua a conotação figurativa dos textos, o que dizer dos cegos? Meio que perdendo um pouco o fio da meada, o que dizer dos surdos, quando a promessa é para os que ouvem?"A fé vem pelo ouvir... " Se for surdo-mudo complica ainda mais, pois o texto sagrado também diz: "Se com a tua boca confessares... "

Voltando à visão, perceba que o mundo chamado espiritual parece ficar meio confuso ao tratar desses detalhes. Se é importante crer sem ver para isso é preciso ter ouvido, mas e se for surdo? Vou além... Alguém que tenha a infelicidade de ser cego, surdo e mudo está totalmente privado da prometida salvação.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 27/02/2017
Código do texto: T5925344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.