QUATRO PONTOS IMPORTANTES PARA OUVIR BEM

As pessoas sábias falam de ideias.

As pessoas comuns falam de coisas.

As pessoas medíocres falam umas das outras. (Sócrates)

Crivo das três peneiras socráticas:

A primeira – da verdade. (é verdade o que se está falando?)

A segunda – da bondade. (é do jeito certo que se está falando?)

A terceira – da necessidade. (é necessário falar?)

1 – Eliminar toda preconcepção.

Ouvir totalmente desarmado de qualquer preconceito. Indagar à medida que a conversa for se desenrolando, Ex: você quer dizer que... Você está pensando que... Desse modo que está acontecendo? Com isso o demandante vai negar ou confirmar a sua queixa, elogio, orientação ou preocupação.

2 – Curiosidade

Ser curioso. Pois a pessoa curiosa não fica na defensiva.

Procurar saber “o porquê” de o demandante estar de um determinado modo ou de outro.

Pedir à pessoa que conte mais sobre a realidade em que ela está vivendo.

3 – Anular todos os pré-julgamentos.

Quando se mantém os próprios princípios, crenças e ideais inflexíveis perde-se informações muito importantes que poderiam vir a tona. Fecha-se a quaisquer novas informações que estão fora do próprio critério ético do ouvidor.

Deixar a pessoa falar tudo o que ela tem, precisa ou quer. Não interrompê-la momento nenhum. Só assim a mensagem chegará completa para o ouvidor. Assim ele terá condições de ver com clareza o problema e perceber que entre ele e o demandante, há vários pontos em comum.

4 – Saber quando parar

Para isso é preciso não ter pressa nos itens acima. Estar fora do problema do demandante para dar uma posição eficaz.

Deixar claro para a pessoa qual será o encaminhamento dado à demanda apresentada.

É isso aí!

Acácio Nunes

Acácio Nunes
Enviado por Acácio Nunes em 10/03/2017
Código do texto: T5936549
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.